POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Presidente da Assembleia Nacional reconhece necessidade de mais investimentos na região 18 Junho 2022

O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, reconheceu hoje a necessidade de mais investimentos em Santiago Norte, sobretudo a nível do desencravamento e no sector primário, considerando ser “fundamental” para o seu desenvolvimento.

Santiago Norte: Presidente da Assembleia Nacional reconhece necessidade de mais investimentos na região

O chefe da casa parlamentar falava à imprensa, na cidade de Assomada, Santa Catarina, na recta final da sua visita oficial de três dias à região Santiago Norte, onde auscultou as autoridades locais, nomeadamente as câmaras municipais e as populações.

“Santiago Norte precisa de mais investimentos e o Governo por acaso tem feito o seu trabalho”, notou, tomando como exemplo a conclusão de obras das estradas de Ribeira dos Picos, Santa Cruz, Ponta Fundura/Fazenda, Tarrafal, Achada Grande/Chã de Lagoa, Santa Catarina.

E ainda a conclusão das obras da estrada nacional de Cruz de Picos, Gil Bispo, Boa Entradinha e Chã Formosa, que atravessa os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Santa Cruz.

No entanto, Austelino Correia reconheceu que há necessidade de se investir em outros sectores do desenvolvimento, sobretudo no sector primário (agricultura, pecuária e pesca) e em mais estradas.

Sobre estradas, não obstante, ter reconhecido que o País se encontra numa “situação complexa e de tripa crise”, referindo-se à seca, pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia, apontou a título de exemplo as estradas de Achada Leitão/Faveta/Jalalo Ramos, São Salvador do Mundo, Mato Gegê, Saltos/Arribada e a asfaltagem da estrada da vila piscatória de Ribeira da Barca, Santa Catarina, como prioridades para os próximos tempos.

Se tal acontecer, disse acreditar que se vai estar a potencializar o turismo em Santiago Norte, que é considerado uma das regiões mais pobres do País, e que possui uma população de mais de 120 mil pessoas.

Pesca, agricultura e pecuária, sobretudo a mobilização da água são outros sectores que, segundo ele, precisam de uma “atenção especial” das autoridades visando acelerar o desenvolvimento dessa região.

Relativamente à sua visita de três dias a Santiago Norte, o chefe da casa parlamentar fez um “balanço bastante positivo” e destacou o engajamento e a parceria entre as câmaras municipais e do Governo visando ajudar as famílias carenciadas.

“O balanço é bastante positivo, apesar de estarmos em momento de crise a nível nacional e internacional por causa da guerra na Ucrânia. Mas, o que pude constatar é que há muita sinergia e muita força de vontade dos poderes públicos, sobretudo as câmaras municipais”, congratulou-se.

Aliás, sobre a tripla crise regozijou-se com o facto de as câmaras municipais serem “conhecedoras e engajadas com a situação e sensíveis aos problemas sociais”, que considerou “importante” para acudir as famílias, sobretudo as mais vulneráveis, neste momento da tripla crise.

Durante a sua visita de três dias à região Santiago Norte disse ainda que constatou que há uma “parceria importante” entre as seis câmaras que compõem a região e o Governo, parceria esta que, a seu ver, ajuda bastante a mitigar e com muito mais facilidade os efeitos e os impactos da tripla crise que o País atravessa.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Nacional aproveitou para felicitar todos os presidentes das seis câmaras municipais, o Governo e todos os deputados nacionais eleitos pelo círculo de Santiago Norte pelo engajamento e parceria em prol do desenvolvimento da região.

Ainda durante a entrevista, Austelino Correia, que esteve acompanhado dos deputados nacionais do Movimento para a Democracia (MpD-poder) eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, prometeu usar a sua influência junto das instituições vocacionadas para resolver a resolução dos principais problemas das populações e da região Santiago Norte. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project