ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

SINDEP e Universidade de Santiago estabelecem parceria de cooperação 05 Fevereiro 2022

O Sindicato Nacional de Professores (SINDEP) e Universidade de Santiago (US) acabam de celebrarar um protocolo de cooperação entre si. O objetivo é «criar condições objetivas baseadas no pressuposto de que são manifestamente necessárias a complementaridade e a colaboração mútua entre as duas instituições», visando alcançar o sucesso dos beneficiários das ações decorrentes da implementação do mesmo acordo.

 SINDEP e Universidade de Santiago estabelecem parceria de cooperação

O ato decorreu na quinta-feira, na Reitoria da US, na cidade de Assomada. Conforme o documento rubricado, a cooperação entre as duas partes traduzir-se-á nomeadamente por desenvolver ações conjuntas, seja de âmbito académico, seja de âmbito social que contribuam para o desenvolvimento integrado da pessoa humana e da sociedade cabo-verdiana. Preconiza ações ou cursos de formação considerados úteis para ambas partes, além de partilhar experiências no âmbito dos serviços prestados à comunidade. As partes, acrescenta o protocolo, comprometem-se ainda a desenvolver esforços conducentes à implementação de programas/projetos, como Santiago Solidário, cujo fim último é beneficiar grupos vulneráveis da sociedade cabo-verdiana.

Referindo-se à responsabilidade da Universidade de Santiago, o documento estabelece que esta poderá, em concertação com o SINDEP, realizar cursos para os seus membros. « A US atribui uma quota de desconto, que pode variar entre 20% ( regime de assistência presencial) e 30% (regime de Ensino à Distância) aos membros do SINDEP que estiverem matriculados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação implementados pela Universidade de Santiago, assim como aos seus filhos que se matriculam em cursos de Graduação e de Estudos Superiores Profissionalizantes», lê-se no mesmo.

Já o Sindicato Nacional de Professores compromete-se a acolher estagiários da US para estágios curriculares ou profissionais, divulgar ofertas formativas da universidade junto dos seus colaboradores e associados, entre outras ações.

Durante a cerimónia da assinatura do documento, o líder do SINDEP considerou que o acordo é de muita importância para os associados e familiares, porque permite que tenham um desconto considerável no acesso aos serviços prestados pela US.

«Enquanto representante da classe do docente em todos os níveis do ensino, vamos honrar os nossos compromissos para com a US, ou seja, fazer tudo que esteja referenciado no presente protocolo», asseverou Jorge Cardoso, para quem o SINDEP está aberto a trabalhar de imediato para que as partes tenham um bom fruto, com a implementação dessa parceria, a todos os níveis.

O Reitor de US realçou, por seu lado, a sua satisfação com a parceria e o simbolismo que representa a assinatura do presente protocolo, prometendo fazer tudo para que seja bem-sucedido. «Colocamos ao serviço de um SINDEP mais desenvolvido, mais esclarecido e mais apto, quer para os seus próprios desafios, quer para com o seu próprio desenvolvimento».

Gabriel Fernandes fez questão de realçar que o desenvolvimento de um país não se faz sem o devido aproveitamento dos recursos existentes. Considerou que a edução é um dos recursos fundamentais para a dinâmica e maturação da sociedade e para a melhoria das condições de vida das pessoas. «Somos o país que somos hoje graças à educação. Sem os docentes não teríamos conseguido chegar o nível a que chegamos», sublinhou, relevando o papel desempenhado pela classe docente cabo-verdiana no processo de desenvolvimento nacional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project