BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: São Lourenço dos Órgãos comemora esta terça-feira “idade adulta” em “franco crescimento” 09 Maio 2023

O município de São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz, comemora esta terça-feira 09, os 18 anos da criação em “franco crescimento”.

Santiago Norte: São Lourenço dos Órgãos comemora esta terça-feira “idade adulta” em “franco crescimento”

A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, que fez um balanço “extremamente positivo” do percurso desse município “eminentemente agrícola”, tendo enaltecido ganhos a nível do desenvolvimento socio-económico e da infra-estruturação.

“Neste momento, da análise estatística que fazemos espelha que temos um município em franco crescimento, em vários sectores, sobretudo a nível do desenvolvimento socio-económico e a nível da infra-estruturação do município”, declarou, admitindo que ainda há muitos desafios a serem vencidos.

É que, segundo Carlos Vasconcelos, a conjuntura socio-económica que o país atravessa, mormente a seca que afectou este município rural, a pandemia da Covid-19 e a inflação devido à guerra na Ucrânia trouxeram muitos constrangimentos no processo de desenvolvimento de São Lourenço dos Órgãos.

Entretanto, assegurou que o município que dirige, em parceria com o Governo e outras organizações não-governamentais (ONG), tem estado a dar respostas às solicitações básicas da população laurentina.

Para assinalar as festividades do Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos e da festa do santo padroeiro de São Jorge, com o mesmo nome, celebradas a 07 e 09 de Maio, respectivamente, foi preparado um leque de actividades culturais, desportivas e inaugurações que arrancaram desde os meados de Abril e culminam esta terça-feira, com uma sessão solene da Assembleia Municipal.

A sessão solene, que terá como palco o polivalente de João Teves, a partir das 10:00, vai ser presidido pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, em representação do Governo, e vai contar com discursos dos presidentes da câmara e da assembleia municipais e dos líderes das duas bancadas (MpD e PAICV).

Até 2022, o Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos era celebrado no dia 10 de Agosto, juntamente com o seu santo padroeiro, com o mesmo nome.

No entanto, a Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, reunida em sessão ordinária, aprovou no dia 20 de Dezembro de 2022, por unanimidade, a alteração da data comemorativa do Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos, deixando de ser dia 10 de Agosto para passar a ser dia 09 de Maio, data da sua criação.

Assim, o 09 de Maio, Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos, passa a ser feriado municipal e o dia 10 de Agosto continua feriado municipal, por ser dia do santo padroeiro que deu o nome àquele concelho santiaguense.

O município de São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz, tem uma superfície de 39,215 quilómetros quadrados, e tem como sede administrativa a cidade de João Teves.

De acordo com os resultados do Censo 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho São Lourenço dos Órgãos tem actualmente uma população residente de 6.328 habitantes, sendo 49,6 por cento (%) do sexo masculino e 50,4 % do sexo feminino, representando 2,3 % a nível da ilha de Santiago e 1,3 % a nível de Cabo Verde.

Em termos de condições de vida, 89,5% dos 1.628 agregados familiares têm acesso à electricidade, 55,8% têm acesso à água canalizada da rede pública e 18,8 % utilizam outra fonte (poços, levada, nascente, outro), 73,9 % têm acesso à casa de banho, 38,3 % usam gás e 58,7 % usam lenha para cozinhar.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project