Luís Ramos falava na cerimónia de inauguração simbólica da TDT, na localidade de Saltos Baixo, em Santa Cruz, no interior de Santiago, acto que foi testemunhado pelo vice-primeiro-ministro e ministro da Economia Digital, Olavo Correia, pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, e pelo presidente da autarquia local, Carlos Silva.
“A nível de Santiago Norte temos uma taxa de cobertura da TDT de mais de 95% e a nível nacional de aproximadamente 98%”, indicou, reconhecendo que ainda existem zonas de sombra em Santiago Norte, referindo-se às localidades de Librão dos Engenhos e João Bernardo, em Santa Catarina, cujos trabalhos estão em curso.
A CVB, segundo Luís Ramos, vai eliminando as zonas de sombra a nível nacional, tendo comprometido em trabalhar para cumprir a meta do Governo que é ter zero zonas de sombra até ao final deste ano.
“O objectivo é levar o sinal da TDT a todos os cantos do país para eliminar todas as zonas de sombra, sobretudo as que sempre tiveram problemas na recepção do sinal da Televisão de Cabo Verde (TCV)”, disse, lembrando que a transição das transmissões analógicas para digital aconteceu em 2021, e foi um “grande sucesso” e colocou o país como referência a nível de Africa.
Não obstante os ganhos, admitiu que ainda existem desafios que é levar o sinal da TDT a todos os cantos do arquipélago para que ninguém fique para trás e tenha oportunidade que acompanhar tudo o que acontece no país e no mundo, assim como estão a fazer hoje em Saltos Baixo.
“Acreditamos que um cidadão quanto mais informado estiver mais irá contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade, do seu município e também do país”, defendeu.
Na mesma linha, o vice-primeiro-ministro lembrou que o mandato dado à CVB é que o país tenha zonas de sombra zero até ao fim deste ano.
“O nosso objectivo é atingir zonas de sombra zero ainda este ano, o conselho de administração da CVB tem este mandato e tem estado a cumpri-lo. Estamos cientes e confiantes de que isso é possível e onde houver necessidade de articulação com as câmaras municipais fá-lo-emos. Estamos disponíveis para atingirmos esta meta”, prognosticou Olavo Correia.
Tendo em conta que hoje a informação é considerada um “bem essencial”, defendeu que toda a população tem direito a ter acesso à informação de qualidade, em tempo certo e de forma continuada.
Relativamente à chegada da TDT à localidade de Saltos Baixo, o também ministro das Finanças disse que o Governo, com este acto simbólico, está a cumprir um compromisso assumido com a população de Saltos Baixo.
O acto, que foi congratulado pelos moradores locais, que pagavam por um serviço que não usufruíam, contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Miguel e presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Herménio Fernandes, e do administrador da Rádio Televisão Caboverdiana (RTC) para a área de Tecnologias e da área de Recursos Humanos, Carlos Reis.
A Semana com Inforpress