AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: Três das seis câmaras municipais já distribuíram pelouros aos novos eleitos 19 Novembro 2020

Três das seis câmaras municipais que compõem a região Santiago Norte já se reuniram na sua primeira reunião ordinária do executivo camarário para aprovarem as propostas de distribuição dos pelouros aos vereadores do mandato 2020 – 2024.

Santiago Norte: Três das seis câmaras municipais já distribuíram pelouros aos novos eleitos

Trata-se dos municípios de São Salvador do Mundo, Santa Cruz e São Miguel, cuja distribuição visa atingir os objectivos da governação municipal para o mandato 2020-2024.

Nesse sentido, em São Salvador do Mundo coube ao presidente reeleito pela lista do Movimento para a Democracia (MpD), Ângelo Vaz, as pastas das Relações Institucionais, Cooperação, Emigração e Protecção Civil.

Os pelouros da Promoção Social, Educação, Saúde e Género ficaram sob tutela da vereadora Ana Silva, os da Infra-estrutura, Urbanismo e Saneamento com Jair Correia, os da Administração e os da Finanças, Economia, Agricultura e Ambiente, Comércio e Turismo ficaram sob a responsabilidade do vereador Gil Teixeira.

À vereadora Âguida Filomena Resende coube as pastas da Juventude, Cultura, e Desporto, Formação Profissional e Ensino Superior.

Na ocasião, o presidente indigitou o vereador Jair Correia para o substituir nas suas faltas, ausência e impedimento.

Já em Santa Cruz, a distribuição foi feita da seguinte forma: o presidente reeleito pela lista do Partido Africano da Independência de Cabo verde (PAICV), Carlos Silva, ficou com os pelouros da Agricultura, Pecuária, Pesca, Cultura, Turismo, Desporto, Juventude, Cooperação e Migração.

Ao vereador Samir dos Reis coube as pastas do Ordenamento do Território, Desenvolvimento Urbano, Obras e Património, as do Saneamento Básico, Ambiente, Água, Energia e Segurança Urbana com Tomásia Afonso, e as do Desenvolvimento Económico e Social, Habitação Social, Administração e Finanças com Jamira Duarte.

Sob a responsabilidade da vereadora Artemisa Moreno estão os pelouros da Modernização Administrativa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Delegações Municipais, Praças Digitais, Centros Multiuso e Biblioteca Municipal e ao vereador Nilton Paiva os da Educação, Formação Profissional, Emprego, Inovação e Comunicação e Imagem.

Já o vereador Carlos Tavares ficou com as pastas da Auditoria Interna, Contratação e Aquisições Públicas, Transporte, Comércio, Recursos Humanos e Gabinete Jurídico.

Também em São Miguel, o presidente reeleito pela lista do MpD, Herménio Fernandes, já fez a distribuição dos pelouros, tendo ficado com os da Coordenação Geral, Finanças e Relações Externas.

As pastas do Planeamento Estratégico, Obras, Juventude, Cultura e Comunicação ficaram sob a tutela do vereador Albertino de Pina, as do Urbanismo, Ambiente, Saneamento e Protecção Civil com Ermilinda Lopes, e os do Turismo, Investimentos, Empreendedorismo, Fiscalização e Assuntos jurídicos com a vereadora Máxima Moreno.

Cesaltina Ribeiro ficou com os pelouros da Educação, Formação Profissional, Emprego, Género, Saúde, Família e Inclusão Social, Administração e Recursos Humanos, Francisco Cabral com os do Desenvolvimento Económico e Habitação, e o vereador Quinzinho Ferreira com os da Inovação e Desporto.

Nessa primeira reunião ordinária do novo executivo camarário, ficou decidido que: a tempo inteiro trabalham os vereadores Albertino de Pina, Cesaltina Ribeiro, Francisco Cabral e Ermilinda Lopes e a meio tempo a vereadora Máxima Moreno e o vereador Quinzinho Ferreira, não-profissionalizado.

Em Santiago Norte, com excepção dos novos órgãos autárquicos de Santa Catarina que tomam posse hoje, a partir das 10:00, os demais já executivos camarários eleitos nas eleições do passado dia 25 de Outubro já foram investidos.

O MpD que geria cinco das seis câmaras municipais (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel e Tarrafal) perdeu a do Tarrafal para o PAICV que também manteve a de Santa Cruz. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project