ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte vai ter um Centro de Emergência Infantil 18 Junho 2021

De acordo com o titular da pasta Social, Fernando Elísio Freire, um Centro de Emergência Infantil em Santiago Norte vai permitir maior cobertura a nível nacional, aliviando o Centro de Emergência Infantil da Praia, que também dá respostas às solicitações das ilhas do Fogo, Brava e Maio.

Santiago Norte vai ter um Centro de Emergência Infantil

A informação foi avançada esta terça-feira, 15, pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, durante uma visita efetuada a Pediatria ao Hospital Santa Rita Vieira, na Região Santiago Norte, e enquadrada nas comemorações de Junho, "mês da criança", conforme o site oficial do Governo de Cabo Verde.

De acordo com o titular da pasta Social, um Centro de Emergência Infantil em Santiago Norte vai permitir maior cobertura a nível nacional, aliviando o Centro de Emergência Infantil da Praia, que também dá respostas às solicitações das ilhas do Fogo, Brava e Maio.

“As estruturas de emergências devem estar mais próximas das famílias para cuidar das crianças que precisam de uma proteção e cuidados especiais porque na vida ‘o cuidar’ é o que faz crescer”, afirma o Governante.

Relativamente à visita a Pediatria ao Hospital Santa Rita Vieira, o Ministro realçou os ganhos obtidos no acesso das crianças aos cuidados da saúde naquela região que dá cobertura aos seis municípios.

Ainda segundo o Ministro, vai ser reforçado campanhas de sensibilização e de aproximação de estruturas às comunidades para evitar a presença das crianças nos hospitais. “É neste quadro que vamos trabalhar para reforçar a comparticipação do Estado no acesso a medicamentos para as crianças e suas famílias para que, de facto, tenhamos igualdade de oportunidades”, salienta.

Conforme o governante, o "grande desafio" desta legislatura é dar consistência àquilo que já foi feito até agora e alargar a rede de cuidados e serviços de prevenção das crianças, em articulação com as estruturas da saúde, para que chegue a todas as comunidades.

“As unidades sanitárias em cada comunidade têm um papel importante, no sentido de explicar o que é a saúde, na sensibilização e prevenção para que os Ministérios da Saúde e Inclusão possam, juntos, dar às crianças tudo aquilo que elas têm direito,” afirma o Ministro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project