Em campo vão estar quatro títulos regionais, sendo dois para a formação de Achada Santo António [Varanda], onde actuam os antigos internacionais cabo-verdianos Tigana e Loloty, e três para a Achadinha, que conta com Sandienta, futebolista que se destacou ao serviço dos Travadores.
Sendo assim, nesta final entre duas equipas de dois bairros carismáticos da Cidade da Praia e viveiros de grandes futebolistas, a Achadinha vai à procura do seu quarto título regional, enquanto que o Varanda o seu segundo.
Uma dessas equipas vai suceder o Qatar, vencedor do último campeonato, na decisão conquistada frente à equipa da Achadinha, que chega à sua terceira final consecutiva.
Na caminhada para a decisão, a equipa da Achadinha eliminou nas meias-finais, disputada a duas mãos, a Praia, enquanto a equipa do Varanda deixou pelo caminho os veteranos do Plateau.
A prova que conta com a participação de 20 equipas, enquadra-se no calendário competitivo da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) e foi disputada durante a primeira fase em dois grupos de dez equipas, no sistema todos contra todos, a uma volta.
Resultados dos jogos da primeira-mão das meias-finais:
Sábado, 23, Estádio da Várzea: Achadinha 1 Praia 0
Domingo, 24, Estádio da Várzea: Varanda 2 Plateau 1
Resultados e jogos da segunda mão das meias-finais:
Sábado, 30, Estádio da Várzea: Plateau 0 Varanda 4
Domingo, 01, Estádio da Várzea: Praia 0 Achadinha 1
A Semana com Inforpress