Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Sul: PAICV, MpD e UCID em preparação para debate, restantes partidos em contatos porta-a-porta 10 Abril 2021

A faltar sete dias para o encerramento oficial das campanhas eleitorais, a candidatura do MPD e da UCID em Santiago Sul reservaram este sábado, 10 de abril, para reuniões internas, ao contrário das restantes candidaturas para o referido círculo eleitoral que permanecem ativas no terreno, entre os contactos porta a porta e as deslocações dos carros de som, todas de olhos no prémio, vencer as eleições de 18 de abril.

Santiago Sul: PAICV, MpD e UCID em preparação para debate, restantes partidos em contatos porta-a-porta

No décimo dia da campanha, João Além, o líder do PSD concentrou as suas atividades no bairro de Eugénio Lima, Achadinha e arredores para os habituais contactos porta-a-porta e apresentação da plataforma governativa do partido.

Além aproveitou para lembrar à população que “a mudança é necessária” para fortalecer a democracia, daí que “apela” ao voto no seu partido e “chama a atenção” dos eleitores de que o exercício de voto é "um direito" que deve ser usado para "evitar a abstenção".

O fenómeno "Thug" e dos assaltos às pessoas foi um dos temas abordados nos contatos dos sociais- democratas, com estes a proporem noas estratégias que tenham em consideração um policiamento de proximidade com uma nova disposição das forças de segurança e defendeu também alterações à lei de combate à criminaldiade para alterar a ideia de falta de punição para os que cometem delitos.

Por sua vez, a candidatura do PAICV, que tem como líder, Janira H. Almada, acompanhada do atual presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, esteve no cais da Praia para explicar aos operadores de pesca, a necessidade de se ter um Governo da mesma cor partidária que a Câmara Municipal.

Os “tambarinas” ainda aproveitaram para proporem a construção de um novo cais de pesca, um mercado de peixe, um arrastador para reparação das embarcações e atribuição de apoios aos pescadores, a fim de terem a possibilidade de desenvolverem uma pesca mais sustentável.

A comitiva que também visitou o mercado do Platô e o Sucupira afirmou que, segundo Julião Varela, o número três da lista do PAICV, as pessoas destes dois grandes centros de atividades económicas precisam de medidas concretas para melhor desempenharem as suas atividades e melhorarem as suas vidas.

Carlos Lopes ou Romeu di Lurdis de seu nome artístico, líder do PTS, ele que é músico, defendeu em declarações à imprensa, no Palmarejo um serviço “eficiente” de transportes a nível nacional, com mais concorrência e acessibilidade para todas as famílias.

Lopes, que ambiciona formar uma bancada parlamentar, prometeu levar essa necessidade de fazer uma “aposta forte e prioritária” nos transportes, mas também no desenvolvimento local.

Para este candidato a deputado, caso houvessem mais e melhores investimentos em outras áreas como a saúde, por exemplo, a exigência dos transportes seria menor, pois "não precisavam de deslocar-se para outras ilhas à procura de melhores hospitais e de melhores serviços públicos”.

Já a UCID, liderada por Francisco Silva reservou o dia para um encontro, na sua sede em Fazenda, com os seus integrantes a fim de reanalisar e redefinir as suas estratégias e atuações de terreno.

Segundo o líder dos democratas- cristãos durante os seus contatos porta-a- porta encontraram vários desafios que precisam ser ultrapassados em Cabo Verde, tendo sublinhado o setor da habitação "que precisa receber mais atenção por parte do governo". Daí que proponha a reabilitação de cerca de 15 mil casas no concelho da Praia, para reduzir o problema habitacional no maior município do país.

O cabeça-de-lista da UCID acredita que, apesar da luta para ocupar os assentos no Parlamento cabo-verdiano estar a ser desigual, que a mensagem do seu partido “basta dos mesmos” está a passar.

Já o PP, liderado por Amândio Barbosa Vicente, reforçou a equipa de Santiago Norte no seu contato com os eleitores do Tarrafal de Santiago, para juntos fazerem a apresentação da plataforma eleitoral dos "populares" e apelarem ao “voto de confiança” na eleição do dia 18 que se aproxima.

Vicente defende a redução do número de deputados no parlamento, a diminuição do tempo de mandato dos deputados e de todos os cargos conferidos por meio de eleição e a questão do impeachment.

O integrante do PP defende ainda que é preciso ter mais ética na política e deputados dignos da casa parlamentar, daí a proposta de implementação de círculos uninominais.

Ulisses Correia e Silva, representante do MPD, também tirou o dia para reuniões internas e preparação do debate da noite deste domingo, com os líderes dos partidos com representação parlamentar (PAICV, liderado por Janira H. Almada e UCID, sob a responsabilidade de António Monteiro) e que viria a ser, entretanto, cancelada, .

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project