POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Sul: PAICV marca eleições dos órgãos regionais e sectoriais para 27 de Junho 10 Maio 2021

A Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) vai a eleições a 27 de Junho próximo para renovar os órgãos locais do partido, foi hoje anunciado.

Santiago Sul: PAICV marca eleições dos órgãos regionais e sectoriais para 27 de Junho

Em comunicado, o partido informa que a medida saiu da reunião da CPRSS, realizada no sábado, e que teve como pontos principais da agenda a análise dos resultados das eleições legislativas de 2021 e do ciclo eleitoral em geral, a análise da situação política e a marcação da data de eleições para órgãos regionais e sectoriais.

“Foi fixada a data de 27 de Junho de 2021 para a realização de eleições de órgãos regionais da presidente da Comissão Política Regional, Comissão Política Regional, Comissão Regional de Jurisdição e Fiscalização, cujo mandatos já se encontram expirados”, lê-se no documento.

A mesma fonte avança que as eleições dos sectores cujos mandatos já expiraram ou terminam brevemente (norte, sul, este, oeste, centro, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago) acontecerão entre início de Agosto ou de Setembro deste ano.

Relativamente às legislativas de 2021, os dados definitivos indicam que PAICV obteve, na região, 45,27% dos votos válidos, e o MpD, 49,80%. Não obstante não ter conseguido alcançar a maioria dos votos, que era o seu propósito principal, a CPRSS regista um aumento relativo do score do partido na região comparado a 2016, de 12,3%, traduzido em mais de 3.000 votos.

“Em virtude desse crescimento, o PAICV aumenta mais dois deputados no parlamento, passando de sete para nove. A CPRSS não deixou de registar o contexto em que decorreram essas eleições, marcadas por forte condicionamento do eleitorado por parte do partido governamental, com actos e acções condenáveis, entre os quais a compra de votos, que subvertem a nossa democracia”, lê-se no documento.

O comunicado lembra que a nível das autárquicas de 2020, o partido conquistou todas as câmaras em Santiago Sul aumentando assim, de forma significativa, o número de representantes locais, naquilo que foi o melhor resultado de sempre do partido em eleições autárquicas ao nível desta região, passando a ser poder e abrindo oportunidades para que o mesmo possa implementar a sua visão e agenda de governação local em prol da população.

Em relação a situação política, a CPRSS mostrou-se preocupada com o agravamento da situação económica e social do país, e a nível regional, com a forma como tem sido gerida a situação pandémica, e exorta o executivo a assumir as suas responsabilidades e tomar as medidas que se impõe para controlar a pandemia e garantir a protecção social. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project