POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão/Agricultura: PR incita agricultores a desenvolverem “outros segmentos” como café e uva 12 Abril 2022

O Presidente da República, que cumpre hoje o segundo dia de visita a Santo Antão, incitou os agricultores santantonenses a desenvolverem a produção de uvas, para o fabrico do vinho, e do café.

Santo Antão/Agricultura: PR incita agricultores a desenvolverem “outros segmentos” como café e uva

Para José Maria Neves, além da transformação de produtos agrícolas, os agricultores devem apostar em “outros segmentos” como o café e a uva, para a produção de vinho, como forma de contornar o embargo imposto há quase 40 anos aos excedentes desta ilha, por causa da praga dos mil pés.

Santo Antão, no entender do chefe de Estado citado pela Inforpress, tem “enormes potencialidades” no domínio da indústria agro-alimentar e deve fomentar também as culturas do café e uvas através de incentivos aos agricultores, mas também aos empresários que queiram investir nesta ilha.

Nas zonas altas de Santo Antão, os agricultores, apesar da seca dos últimos quatro anos, têm tentado relançar esta cultura, como acontece em Santa Isabel e arredores, explicou à Inforpress o representante dos agricultores, Benvindo Melo.

Estima-se que nos concelhos do Paul e Ribeira Grande existem cerca de 60 explorações de café, muitas das quais em estado de abandono devido à seca que fustiga a ilha de Santo Antão, cita Inforpress.

Em relação à produção de uvas, os agricultores falam na existência de “um grande potencial” no Planalto Leste, mas a produção tem vindo a se perder por falta de condições para a sua transformação.

Segundo escreve a mesma fonte, a Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal) tem, entretanto, em carteira um projeto que consiste no aproveitamento da produção de uvas nesta zona para o fabrico de vinho, conforme Josefa Sousa, presidente desta associação, que já dispõe de uma unidade de transformação de produtos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project