SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Assaltos nas cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol preocupam moradores 26 Dezembro 2022

Vários moradores das pacatas cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol dizem-se “assustados” com uma onda de assalto a bens nos últimos tempos e pedem uma resposta célere das autoridades para colocarem cobro à situação.

Santo Antão: Assaltos nas cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol preocupam moradores

As pacatas cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol, na ilha de Santo Antão, antes eram conhecidas pela “calmaria” e tranquilidade, poderia acontecer um ou outro caso “pontual”, mas nada que tirasse o “sossego” dos moradores.

Em declarações à Inforpress, vários moradores contactados preferiram o anonimato por medo de sofrerem alguma represália, estes temem que esses assaltos intensifiquem principalmente nesta época festiva.

“Aqui na Ribeira Grande, teve uma época em que começou a ter alguns assaltos a propriedades, mas logo a situação foi controlada pelas autoridades e agora deparamos com o mesmo cenário e ninguém diz nada para nos tranquilizar”, queixou um morador.

Cada dia, segundo relatos dos entrevistados, há “novidade” que assaltaram uma casa ou mesmo alguma instituição.

“Na minha zona, Tarrafal, em apenas um dia assaltaram três casas. Ouvi dizer que também já assaltaram algumas instituições, acho que as coisas estão a fugir do controlo e é necessário atacar este problema o quanto antes”, acentuou outro morador.

Em Ponta do Sol, o cenário também não é diferente, os moradores também frisaram que dia após dia tem assaltos e estão com “medo”.

“Antes saía de casa a minha porta ficava aberta, agora não faço isso porque tenho medo de chegar e não encontrar nada” pontuou.

Entretanto, as mesmas fontes acreditam e apontaram que o consumo do álcool e outras drogas podem estar na origem desses assaltos, e neste sentido apelaram às autoridades para atacarem este problema que, no entender deste, já dá sinais nessa localidade.

A Inforpress contactou o comandante regional da Polícia Nacional de Santo Antão, José Lima, e este confirmou, com alguma “preocupação”, a ocorrência de alguns furtos em residências e estabelecimentos, na cidade da Ribeira Grande.

“Efectivamente, ainda não procedemos à identificação e detenção dos prevaricadores, mas estamos a trabalhar nesse sentido” garantiu.

Já em relação às ocorrências registadas na cidade da Ponta do Sol, José Lima informou que um suspeito que já estava “devidamente” identificado foi detido em flagrante delito, foi apresentado ao Ministério Público e aguarda julgamento em prisão preventiva.

A mesma fonte pediu “serenidade” à população em geral e às vítimas de forma particular, na expectativa de que a devida resposta será dada no devido tempo.

“Nesta quadra festiva, apelamos às pessoas no sentido de redobrarem as atenções em tudo o que tem a ver com a protecção dos seus bens, mas que quando forem vítimas, podem e devem proceder o registo das denúncias junto das unidades policiais”, lançou o repto.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project