O deputado da Nação Damião Medina informou, quarta-feira, que os parlamentares aproveitaram a visita, nos últimos dias, do embaixador das China a Santo Antão para pedir o apoio daquele país asiático a Cabo Verde na realização de estudos e combate aos mil pés.
“Da nossa parte, enquanto deputados da Nação, partilhamos com o senhor embaixador os desafios e dificuldades da actividade agrícola em Santo Antão, que se prende com a praga dos mil pés, que ataca as culturas”, notou este deputado, recordando que já há cerca de 40 anos que a ilha não consegue escoar os seus produtos agrícolas por causa do embargo.
O Governo tem informado que conta com a colaboração de especialistas da China para apoiar Cabo Verde a mitigar os efeitos da praga de mil-pés e evitar que se espalhe a outras ilhas.
Santo Antão está sujeito desde 1984 a um embargo imposto aos produtos agrícolas devido a esta praga, que terá chegado à ilha na década de 70 proveniente da Europa.
Os municípios santantonenses têm vindo, insistentemente, a pedir o levantamento do embargo que, no seu entender, levou ao “declínio” da agricultura em Santo Antão.
A Semana com Inforpress