Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Eletrificação- UCID e PAICV consideram que iluminação pública "continua por resolver" 13 Abril 2021

UCID e PAICV, não obstante reconhecerem a boa cobertura eléctrica na ilha das montanhas, apontam, entretanto, a iluminação pública ainda deficiente e que propõem resolver. Até porque, apontam, é um direito dos cidadãos que pagam a taxa de iluminação pública.

Santo Antão: Eletrificação- UCID e PAICV consideram que iluminação pública

No dizer de José da Graça, cabeça de lista da UCID, ao mesmo tempo que "não se pode negar" que Santo Antão está "coberta pela rede elétrica", com apostas feitas em grupos "eletrógenos" e em energias centrais fotovoltaicas, sobretudo para fazer chegar a iluminação às comunidades, ainda “existem determinadas unidades que ainda tem problemas”.

Na contramão dos ganhos com a cobertura eléctrica, reflete o candidato democrata-cristão que, no que tange à iluminação pública "é algo que tem falhado em todas as localidades da ilha, principalmente no que se refere a postes de iluminação".

“Não tem havido uma aposta na substituição dos candeeiros de iluminação publica, já que estes têm um determinado tempo de vida ”, observa Graça. Esses aspetos de manutenção e substituição das lâmpadas dos postes elétricos, observa, têm de estar contemplados no plano de manutenção da ELECTRA.

Nisso, o candidato reflete que tratar-se-á, também, esta situação de uma das consequências de não fiscalização do trabalho da companhia de eletricidade nacional. "Têm que haver um regulador que faça com que a empresa cumpra realmente com as relações contratuais", sublinha.

Daí que a UCID ressalva ter no seu plano medidas para que “os contratos sejam cumpridos”, pondo fim a esta situação já "rotineira" em vários pontos, "não só de Santo Antão, mas também do país".

O PAICV, por sua vez, na voz da sua cabeça de lista, Rosa Rocha, reclama para os sucessivos governos do PAICV, liderados por José Maria Neves, os ganhos alcançados em matéria de cobertura elétrica no país e em Santo Antão, em particular, com uma cobertura de quase 100%.

Rocha relembra a Construção de uma central única e a interligação entre os três concelhos da ilha. “Quase todas as localidades de Santo Antão que ainda não tinham energia foram contempladas com o projeto do governo do PAICV. Entretanto, quando o MpD entrou no poder algumas ações ainda estavam em curso, nomeadamente a eletrificação da zona de Lagoa, planalto leste, Pico da Cruz, Dominguinhas, Chã de Branquinho, Chã de Norte, entre outros”, sublinha Rocha.

A candidata lembra ainda que a energia elétrica era um grande problema que existiu em Santo Antão e o “estrangulamento das centrais é uma questão obsoleta”, graças às intervenções supracitadas. Portanto, aponta, "o PAICV conseguiu resolver o problema de energia na ilha e uma ou outra situação foi resolvida no governo do MpD”.

Diante deste “grande ganho”, o partido realça que, Santo Antão tem razões para acreditar no PAICV e votar nele do dia 15 de Abril.

No tocante à iluminação pública, Rosa Rocha concorda com a observação da UCID de que é preciso fazer mais e que esta é "inteiramente responsabilidade da Electra" que, segundo diz, "precisa melhorar este serviço público e que as Câmaras Municipais devem exigir isso da empresa”.

“Há muitas localidades com postes com falta de manutenção, sendo que as pessoas pagam a taxa para usufruírem deste serviço”, completa.

A ex-autarca de Porto Novo e Secretária de Estado da Agricultura no governo de José maria Neves conclui que o Executivo de Ulisses Correia e Silva tem a responsabilidade de criar condições para implementar projetos estruturantes de energia elétrica que sirvam as populações.

Para as ações desta quarta-feira, o PAICV local conta com o importante reforço da líder do partido, Janira Hoffer Almada, para visitas a várias localidades da ilha, realizado sobretudo contatos porta-a-porta.

Líder do MpD em carreata pelos três concelhos

Enquanto não nos foi possível auscultar nenhum elemento da lista do MpD esta terça-feira, o A Semanaonline sabe que o líder do partido, Ulisses Correia e Silva, esteve, neste mesmo dia em campanha eleitoral, com concentração no Porto Porto Novo e numa “carreata” pelas principais artérias da cidade, como também aconteceu nos municípios de Paul e da Ribeira Grande.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project