O lançamento de “Porto Novo, Capital Cabo-verdiana da Juventude”, que decorre ao longo deste ano de 2023, deverá contar com a presença do ministro que responde pela área do desporto, soube a Inforpress junto da Câmara Municipal do Porto Novo, entidade responsável pela coordenação das actividades programadas no âmbito deste evento.
As associações juvenis deste concelho estiveram reunidas, esta terça-feira, para a socialização e finalização do plano de actividades e respectivo orçamento do evento, que terá como parceiros o Instituto do Desporto e Juventude e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As actividades respeitam “pilares” como criatividade e cultura, desporto e promoção de estilo de vida saudável, promoção dos objectivos do desenvolvimento sustentável, promoção de atitude empreendedora, diálogo com a juventude e intercâmbio e mobilidade juvenil.
O Governo instituiu, em 2019, a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, em parceria com o poder local, com o objectivo de promover o intercâmbio e a mobilidade juvenil, o debate entre os jovens, a sua participação cívica e política e o conhecimento cultural mútuo entre jovens de diferentes municípios e realidades em Cabo Verde.
Para o ano 2023, Porto Novo é oficialmente a Cidade Capital da Juventude de Cabo Verde, tendo como objectivo engajar jovens em vários eventos e acções do programa “Youth Connekt – CV” ao longo do ano, que culminará com a realização do Fórum Nacional da Juventude.
A Semana com Inforpress