CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Falta de recursos financeiros impede participação de operadores turísticas na feira sobre trekking em França 10 Fevereiro 2023

A falta de recursos financeiros tem impedido a presença dos operadores turísticos de Santo Antão na feira turística especializada em turismo de trekking, que se realiza anualmente em França, soube a Inforpress junto de alguns operadores.

Santo Antão: Falta de recursos financeiros impede participação de operadores turísticas na feira sobre trekking em França

Segundo os operadores, há todo o interesse em participar nessa feira especializada em trekking (caminhadas em trilhas), através de uma stand sobre Santo Antão, mas a falta de recursos financeiros tem condicionado a sua participação neste certame.

O trekking, que entre os meses de Outubro e Maio traz a Santo Antão “milhares” de turistas, é o principal produto turístico desta ilha.

Santo Antão, através da agência Atlantur, com sede no Porto Novo, chegou a marcar presença nessa feira, que se realiza todos os anos no mês de Março, mas dificuldades financeiras têm impossibilitado, nos últimos anos, a participação dos empresários santantonenses.

Sandra Pereira, gerente da agência Atlantur, disse à Inforpress que, este ano, pretende deslocar-se à França para apenas visitar a feira, já que não vai conseguir montar um stand neste evento mundial por falta de recursos.

A França é o principal mercado emissor do turismo em Santo Antão, que em 2019, antes da pandemia de covid-19, recebeu cerca de 50 mil turistas provenientes sobretudo dos países do Norte da Europa.

Esta ilha, que está em plena época alta do turismo, recebe diariamente grupo de turistas para caminhadas em trilhas, as quais estão a ser mapeadas e sinalizadas no âmbito de um projecto promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com os municípios de Santo Antão.

Graças ao projecto, que termina em Maio, Santo Antão passará, a partir dessa data, a ser melhor conhecido nos melhores mercados internacionais de turismo de natureza, uma vez que vai permitir “organizar, melhorar e estruturar o turismo que se pratica nesta ilha”.

O propósito, segundo o projecto, cuja execução está a cargo de um consórcio formado pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, e as empresas PATH – Portugal Active Tourism in Holidays e Letras Encantadas Estudos e Projeto, é colocar Santo Antão “nos melhores mercados de turismo de natureza”.

Também, o Governo já anunciou o restauro de 82 percursos em Santo Antão, num investimento à volta de 210 mil contos.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project