SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Familiares de vítima de alegado erro médico querem justiça e aceleração do processo judicial 14 Abril 2022

Os familiares de Antónia da Cruz, falecida em Agosto de 2018, alegadamente por erro médico, no Centro de Saúde do Porto Novo, Santo Antão, pedem justiça e aceleração do processo judicial em curso.

Santo Antão: Familiares de vítima de alegado erro médico querem justiça e aceleração do processo judicial

Em declarações à Inforpress, o filho Kleiton Djon contou que o caso remonta desde Agosto de 2018 quando a sua mãe deu entrada no serviço de urgência do Centro de Saúde do Porto Novo, com queixas de dor na coxa direita, com irradiação para o membro inferior ipsilateral (do mesmo lado).

A mãe, explicou a mesma fonte, foi atendida pelo médico escalado no serviço de urgências que lhe terá prescrevido uma ampola de tramadol endovenoso.

“Aplicaram a injecção sem perguntar à minha mãe se ela tinha alguma alergia a algum medicamento ou os seus componentes. Já medicada, a minha mãe começou a sentir-se mal e apresentou um episódio de vómito seguido de convulsão”, acrescentou.

Conforme Kleiton Djon, a paciente iniciou um quadro de paragem cardiorrespiratória e não respondeu aos estímulos médicos que decidiram transferir a doente para o Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente.

“Em São Vicente, o quadro de saúde da minha mãe agravou-se e ela veio a óbito. Solicitamos uma autópsia e a conclusão da mesma e o resultado revelou depressão respiratória após administração de tramadol intravenosa, edema agudo no pulmão, sobre hidratação”, apontou.

Com o relatório da autópsia, Kleiton Djon disse que deu entrada, em Setembro de 2018, com uma queixa-crime contra o médico e a enfermeira que atenderam a mãe, no Tribunal da Comarca de São Vicente.

No entanto, mostrou-se apreensivo com a demora no desenrolar do processo, mas garantiu que ele e a família querem justiça.

“Não vamos descansar até que os culpados pela morte de Antónia da Cruz sejam punidos”, prometeu.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project