SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Igreja no combate ao abuso e exploração sexual de menores em Janela 16 Agosto 2020

O pároco de Santo António das Pombas, padre José Júlio Fortes, disse à Inforpress que a Igreja Católica tem feito um trabalho social na comunidade de Janela no que tange ao abuso e exploração sexual de menores.

Santo Antão: Igreja no combate ao abuso e exploração sexual de menores em Janela

“A igreja, em parceria com a rede PASM [Prevenção de Abuso Sexual de Menores], tem vindo a trabalhar nesse aspecto, tendo em conta que a comunidade de Janela tem tido algumas situações de abuso sexual de menores, então voltamos o nosso trabalho a nível pastoral e catequético para este assunto”, explicou, segundo a Inforpress.

O padre José Júlio Fortes disse que no início do ano lectivo a Igreja Católica tem distribuído materiais escolares, que são reforçados a cada seis meses, no sentido de ajudar as crianças de Janela, uma “comunidade carenciada”.

A mesma fonte falou ainda nas obras da capela daquela comunidade do município do Paul, que estão em curso.

“Deitamos a capela abaixo na perspectiva de construir uma nova. Temos feito alguma campanha e já fizemos algum trabalho quanto ao muro de protecção, mas ainda estamos em busca do financiamento. Estamos à espera do Estado e do subsídio da Holanda que nos foi prometido”, afirmou o padre José Júlio Fortes.

Quanto às vocações religiosas, o pároco de Santo António das Pombas afiançou que não “há muitas”, mas têm tido um sinal “bastante positivo”.

“Temos um padre que trabalha na ilha do Sal, que é filho desta terra, e neste momento temos um seminarista maior que vai para o seu quarto anos de estudo de teologia. Este ano também vamos enviar mais um para Sevilha na Espanha que vai para formação. Podemos dizer que tem uma dinâmica própria não é muito, mas vai aparecendo”, finalizou padre José Júlio Fortes.

A zona de Janela celebrou, neste sábado, 15, a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade, assinalada com uma missa presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes.

A celebração eucarística teve lugar no polivalente de Pontinha de Janela porque é o melhor local para que a organização pudesse controlar o distanciamento social, o uso de máscara e disponibilizar álcool-gel para a higienização, conforme disse à Inforpress o pároco de Santo António das Pombas, padre José Júlio Fortes.

Por parte da Câmara Municipal do Paul todas as actividades foram suspensas desde o mês de Março, passado, devido à pandemia da covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project