ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão/Legislativas 2021: Líder do PAICV defende novo rumo para o país, cabeça-de-lista alerta que a ilha está sem capacidade para reter os seus quadros 18 Mar�o 2021

Santo Antão encontra-se sem capacidade para reter os seus quadros superiores, o que está a condicionar o processo de desenvolvimento da ilha, alertou, esta quarta-feira, 17, no Porto Novo, a cabeça de lista do PAICV pelo círculo eleitoral, Rosa Rocha. A cerimónia da apresentação pública dos candidatos que foi presidida pela líder da oposição, prossegue, hoje, na Ribeira Grande, no Liceu Suzete Delgado (ver na roda pé desta peça). Janira Hopffer Almada defendeu que o país precisa de um compromisso para traçar um novo rumo com uma nova agenda para desenvovimento, centrada na melhoria das candições de vida da população.

Santo Antão/Legislativas 2021: Líder do PAICV defende novo rumo para o país, cabeça-de-lista alerta que a ilha está sem capacidade para reter os seus quadros

O concelho da Ribeira Grande deve acolher hoje o ato da apresentação pública da lista dos candidatos do PAICV às legislativas de 18 de Abril. O de Porto Novo foi presidido pela presidente do partido. Janira Hopffer Almada defendeu que “Cabo Verde precisa marcar um novo futuro, traçar um novo rumo, um novo compromisso e uma nova agenda, que coloque os cabo-verdianos no centro das decisões”.

“Precisamos do novo rumo, do novo futuro e do novo compromisso o mais rapidamente possível. Cabo Verde não aguenta mais cinco anos de desgovernação”, notou, segundo a Inforpress, a presidente do PAICV, para quem “Cabo Verde não está bem”.

Para Janira Hopffer Almada, o País foi gerido, nos últimos cinco anos, numa “governação à vista, ao sabor do vento, com medidas avulsas e numa espécie de política de retalho”.

Já a cabeça-de-lista local considera que Santo Antão encontra-se sem capacidade para reter os seus quadros superiores, o que está a condicionar o processo de desenvolvimento da ilha.

Rosa Rocha fundamentou que a ilha está a perder a sua população e não tem tido a capacidade para reter os seus quadros superiores.

Dos 18 mil quadros superiores de que o País dispõe, 11,8 por cento (%) “nasceram” em Santo Antão, mas apenas 2,8% residem na ilha, precisou Rosa Rocha, para quem a ilha “nunca precisou tanto do PAICV e de um novo governo como agora”, capazes de assumir os desafios que a região enfrenta.

A cabeça-de-lista do PAICV por Santo Antão acusou o Governo de não ter conseguido cumprir “os compromissos assumidos” para com a ilha, designadamente o aeroporto, a expansão do porto e o centro de saúde da Ribeira das Patas.

“Em vez de construção, como foi prometido, o Governo tem estado, nos últimos dias, a apresentar estudos”, sublinhou a candidata, que disse acreditar que “Santo Antão vai dar cartão vermelho ao Governo e ao MpD [partido que o suporta] “.

Segundo ainda a Inforpress, Rosa avançou que esta ilha precisa de “um governo com capacidade de execução, capaz de assumir, com conhecimento de causa” os desafios que Santo Antão enfrenta.

Lista de deputados do PAICV para Santo Antão

1. Rosa Lopes Rocha
2. Albertino Baptista Mota
3. Alcides da Luz
4. Maria Teresa da Cruz
5. João Fonseca Fernandes Ferreira
6. Wanderleia Soares Nascimento
7. Airson César da Conceição Delgado Cruz
8. Ândrea dos Prazeres Santos Pio Alves
9. Rony Roberto Lopes Maocha
10. Maria do Rosário Lima Fonseca
11. Osmar Lopes da Silva
12. Luciano Lopes Rocha

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project