Ao som da batucada e gritos “Oli mendinga de Tarrafal”, que ecoava nas montanhas da cidade de Ribeira Grande, os “homens de saiote” fizeram “bonito” e movimentaram Povoação.
A história dos mendingas de Tarrafal, conforme Ângelo Gomes, conhecido como Bala, iniciou há 12 anos, mas, conforme o mesmo, não foram bem aceites.
“Várias pessoas torceram a cara, criticaram por acharem que mendinga era sinónimo de distúrbio. Essas críticas fortaleceram-nos e ano após ano, quebrando tabus, fortalecemos e hoje temos a resposta à vista de todos porque mendinga é alegria e paz” sublinhou.
Louize Ramos, conhecido como Palum, também integrante dos mendingas, salientou que este ano pretendem oficializar o grupo.
“O nosso objectivo é fazer mais eventos na nossa comunidade com o intuito de melhorarmos muitas coisas ao nível da cultura, desporto entre outros” explicou.
A mesma fonte disse ainda que estão a organizar um ateliê onde futuramente pretendem ter acessórios característicos dos mendingas para venda e também uma forma de atrair turistas a conhecerem um pouco sobre os mendingas.
O último desfile dos mendingas, segundo Palum, está agendado para o próximo dia 26 onde farão o enterro dos mendingas.
A Semana com Inforpress