ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Operadores alertam que preços elevados dos transportes aéreos condicionam época alta do turismo já na recta final 26 Abril 2019

Os preços elevados nos transportes aéreos constituem um dos factores que, no entender dos operadores turísticos santantonenses, marcaram a época alta do turismo em Santo Antão, ilha onde o fluxo terá diminuído a partir de Dezembro.

Santo Antão: Operadores alertam que preços elevados dos transportes aéreos condicionam época alta do turismo já na recta final

Além disso, os operadores turísticos consideram, à Inforpress, que o mau estado dos percursos turísticos foi outra situação que condicionou a época alta do turismo em Santo Antão. A ilha que, ainda assim, tem sido procurada por mais de 26 mil turistas por ano, para a prática de caminhadas em trilhas em busca da natureza (trekking).

Algumas agências turísticas falam em “preços caríssimos” dos transportes aéreos que, a seu ver, acabaram, este ano, por “desencorajar” a vinda de turistas a Santo Antão. Uma preocupação que foi manifestada, recentemente, ao ministro que tutela a área do turismo, José Gonçalves.

Sandra Pereira, da agência Atlantur, admitiu que, nos últimos meses, notou-se “uma quebra no fluxo turístico” em Santo Antão, situação que estará relacionada com o aumento dos preços dos transportes aéreos, sobretudo a nível doméstico.

O Governo, recorrendo a dados disponibilizados pelo Instituto Nacional das Estatísticas (INE), defende que o turismo em Santo Antão tem estado a crescer, tendo-se registado, no quarto trimestre de 2018, um crescimento de 14 por cento (%), em comparação com o período homólogo de 2017.

Uma outra inquietação dos operadores turísticos em Santo Antão tem a ver com o estado do saneamento na ilha, sobretudo com a situação da lixeira inter-municipal da Ribeira Brava, na fronteira entre Porto Novo e Paul.

Porém, “coisas positivas” marcaram, também, a temporada alta do turismo nesta ilha, que decorre entre os meses de Outubro e Maio, segundo os agentes turísticos. Estes destacam a construção de uma rede de miradouros turísticos nos planaltos Norte e Leste, além da abertura, em Março, do posto do turismo no Porto Novo, que tem vindo a ser muito visitado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project