POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Parlamentares do MpD chamam atenção para a situação das populações mais afectadas pelas seca 01 Outubro 2018

Os deputados do MpD (poder), eleitos por Santo Antão, alertaram, hoje, 01, para a necessidade de o Governo desencadear, “brevemente”, “uma acção junto das populações” mais afectadas pela seca nesta lha, cujos dois terços continuam à espera de chuvas.

Santo Antão: Parlamentares do MpD chamam atenção para a situação das populações mais afectadas pelas seca

O deputado Damião Medina, falando à imprensa, no Porto Novo, no término de uma visita de três dos parlamentares do MpD a Santo Antão, para, entre outros motivos, se inteirar da situação agrícola nesta ilha, informou que as precipitações ocorridas, até agora, são ainda “pouco tímidas”, pelo que se deve pensar em tomar, “brevemente”, medidas para acudir às famílias afectadas pela seca.

“É uma chamada de atenção que estamos a fazer para que, brevemente ou quando for necessário, se possa desenvolver alguma acção junto das populações, tendo em conta que se prevê algum descaso com as chuvas”, sublinhou Damião Medina, citado pela Inforpress, para quem Porto Novo é o concelho que mais preocupações suscita, nesta altura.

Os parlamentares do MpD, em contactos com as populações e com as autoridades locais, perceberam, “de uma forma clara”, que o programa de mitigação dos efeitos da seca teve “um impacto bastante positivo” nas vertentes em que foi delineado (emprego, salvamento do gado e gestão da escassez da água).

“Foram promovidos vários milhares de postos de trabalho, foram feitas intervenções em varias infra-estruturas agrícolas e a nível do salvamento de gado houve um engajamento grande no sentido de salvamento do efectivo pecuário na ilha”, notou ainda o deputado nacional.

Segundo ainda a Inforpress, os eleitos nacionais do MpD constataram ainda que os municípios, em parceria com o Governo, estão “a honrar os seus compromissos” com as populações em todas as vertentes (habitação social, requalificação urbana, acessibilidades).

Os parlamentes, no quadro da visita, estiveram ainda no perímetro florestal do Planalto Leste, alvo em Julho de um incêndio, que destruiu 200 hectares da floresta, ouvindo as preocupações das populações, que defenderam a necessidade de se fazer um debate local e nacional sobre a prevenção dos recursos florestais no país.

Damião Medina disse acreditar que o plano de recuperarão dessa floresta, anunciado pelas autoridades nacionais e locais, vai arrancar “em breve”, refere a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project