Este workshop, que assinala o Dia Internacional das Mulheres, celebrado hoje, insere-se no quadro das actividades de sensibilização sobre a problemática das alterações climáticas e da preservação da flora endémica em Santo Antão, segundo os organizadores.
Este é o segundo workshop promovido, nos últimos dias, no quadro do projecto sobre a preservação da flora endémica, que a Amupal está a implementar em parceria com a direcção do projecto sobre sistemas agro-florestais de Santo Antão, a cargo da Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal).
As causas e impactos das alterações climáticas e também o papel da agroecologia como ferramenta de combate e adaptação às alterações climáticas são aspectos que têm sido abordados nessas actividades, que incluem ainda a plantação de espécies endêmicas, aromáticas e hortícolas e demonstração de práticas agro-ecológicas.
O projecto sobre a preservação da flora endémica é uma iniciativa da Amupal financiado pela Global Environment Facility (GEF-SGP) e implementado em parceria com a Associação para a Defesa do Património de Mértola, a Câmara Municipal do Porto Novo e a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente em Santo Antão.
No âmbito deste projecto, já estão a funcionar no Planalto Leste o primeiro banco de sementes da ilha de Santo Antão, tendo sido feito, até ao momento, a recolha, catalogação e conservação de várias sementes, entre as quais se destacam o dragoeiro, tortolho, o mato batão, a losna, a marcela e a coroa do rei.
A Semana com Inforpress