Em nota de imprensa, os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde Rosa Rocha e Albertino Mota lembram que “há vários anos” esta infra-estrutura hidráulica “vem evidenciando a necessidade de ser restaurada, sob pena de cair em ruínas”.
Os parlamentares do PAICV enumeram uma série de anúncios do Governo sobre o arranque das obras do restauro desta ponte, construída em 1956 e que está fase adiantada de deterioração, recordando que, desde 2019, os santantonenses esperam pela reabilitação do aqueduto ponte canal, “a maior infra-estrutura hidráulica rústica desta natureza existente em Cabo Verde”.
“Até a presente data, nada de concreto e os riscos de colapso da ponte são cada vez mais evidentes”, avisam os deputados do PAICV, que prometem “lutar de forma ininterrupta, face à manifesta incapacidade e inabilidade deste Governo para implementar os projectos que a ilha vem, impacientemente aguardando”.
É o caso deste “valioso património, tão acarinhado pela população” de Santo Antão, concluíram.
Nos primeiros dias de Agosto, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, Orlando Delgado, anunciava o arranque das obras de reabilitação da Ponte Canal em Setembro.
O autarca fez estas declarações à imprensa após a assinatura do contrato de reabilitação da Ponte Canal entre a Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) e a empresa vencedora do concurso, a SGL – Sociedade de Construção, S.A, que irá executar o trabalho.
A Semana com Inforpress