CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão/Santa Isabel: Líder associativo exorta edilidade paulense “a olhar mais” para essa comunidade 31 Outubro 2020

O representante da comunidade de Santa Isabel, no município do Paul, Santo Antão, Benvindo Melo, exortou hoje a edilidade paulense “a olhar mais” para essa zona isolada que, a seu ver, “foi esquecida no tempo”.

Santo Antão/Santa Isabel: Líder associativo exorta edilidade paulense “a olhar mais” para essa comunidade

Segundo Benvindo Melo citado pela Inforpress, “falta tudo” em Santa Isabel, localidade encravada na parte mais alta da ilha de Santo Antão, que, por falta das infra-estruturas básicas, aliado à seca, tem vindo a perder a sua população.

Mesmo assim, ainda vivem nessa localidade, com forte potencial a nível da agricultura de sequeiro, da pecuária e do turismo, cerca de 30 famílias, que precisam de “quase tudo”, alertou este responsável, para quem “Santa Isabel foi esquecida” pela câmara do Paul.

Conforme a mesma fonte, a paralisação, há vários anos, da unidade sanitária de base, a ausência de energia eléctrica, o mau estado do caminho vicinal que dá acesso à Santa Isabel e o estado avançado de degradação das habitações são algumas preocupações dessa comunidade.

“O desenvolvimento demora a chegar à Santa Isabel e os habitantes estão desanimados”, notou Benvindo Melo, para quem faltam “saúde, luz eléctrica, habitação condigna e acesso à localidade”.

Para o líder associativo, as famílias que vivem em Santa Isabel desejam, também, ser contempladas com a requalificação das suas habitações, na sua grande maioria cobertas de palha e “com precárias condições de habitabilidade”.

“Esta comunidade espera ser contemplada, também, com o tão falado programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades”, avançou.

Segundo revala a Inforpress, o isolamento, aliado à seca, mas também à falta das infra-estruturas básicas, têm levado as pessoas a deixarem essa localidade que perdeu, nos últimos anos, “grande parte” dos seus habitantes, sobretudo, jovens.

O edil paulense, António Aleixo, reconhece que a melhoria das habitações é “uma prioridade” para Santa Isabel e garantiu, por outro lado, que a câmara do Paul estaria a mobilizar “parcerias” com vista a levar energia eléctrica 24 horas/dia à essa zona.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project