Quem o diz é o presidente da Associação dos Agricultores de Santa Isabel, Benvindo Melo, que avançou, segundo a Inforpress, que, mesmo com o “mau tempo” verificado nessa zona, nos últimos dias, que atingiu os cafezais, os produtores podem ainda conseguir alguma safra.
“Este ano, com as chuvas que caíram bastante em Santo Antão, os agricultores em Santa Isabel acreditavam que poderiam conseguir uma boa produção, mas o vento acabou por “dificultar muito”, notou este responsável, para quem, ainda assim, há produtores que “podem conseguir alguma coisa”.
Benvindo Melo pediu ao ministro que responde pela agricultura para visitar a localidade de Santa Isabel e inteirar-se das dificuldades que os agricultores, mas também os criadores de gado dessa localidade, têm estado a enfrentar.
A seca tem sido apontada como o principal fator que levou ao declínio do setor cafeeiro em Santo Antão, mas as chuvas deste ano vieram dar um alento a esta cultura, que começou a ser relançada em algumas zonas altas desta ilha.
É o caso da zona de Lombo Branco, onde um produtor está a implementar um projecto de redinamização da cultura do café, com o apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente, conclui a Inforpress,