CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Santantonenses alertam autoridades municipais para lixeiras que estão a transformar-se em campos de pastagem para animais 16 Janeiro 2020

Por falta de vedação, as lixeiras, que ficam nas proximidades de Aguada de Janela, no Paul e no Porto Novo estão a ser invadidas todos os dias por animais, que estão a transformar o lugar em um campo de pastagem. Criadores de gado e os operadores turísticos por estarem preocupados, fazem uma alerta às autoridades municipais para essa situação.

Santo Antão: Santantonenses alertam autoridades municipais para lixeiras que estão a transformar-se em campos de pastagem para animais

Segundo a Inforpress, no caso da lixeira intermunicipal, que fica nas proximidades de Aguada de Janela, no Paul, já considerada, pelas próprias autoridades municipais, “um atentado ambiental”, os criadores de gado e os operadores turísticos têm insistido no seu encerramento.

De acordo com a mesma fonte, na lixeira municipal do Porto Novo, a associação local de criadores de gado já pediu a melhoria da vedação ou, então, a deslocalização desse espaço, que está a pôr em risco a atividade pecuária na zona baixa deste concelho.

"As câmaras municipais desta ilha estão a discutir com o Governo a forma de mitigar a situação da lixeira. A ideia é fazer uma intervenção faseada que permita a utilização dessa infra-estrutura de saneamento de uma forma mais organizada, enfatiza o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado.

O Governo já prometeu, numa parceria com os municípios, instalar, nesta ilha, um aterro melhorado, com vedação, maquinaria, espaços de separação do lixo e com vigilância.

De salientar que para a lixeira do Porto Novo, a edilidade anunciou, para este ano, um investimento de 18 mil contos, com a intenção de melhorar o saneamento básico neste município, com destaque para a sua reabilitação e aquisição de um carro para transportar o lixo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project