CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão/Turismo: Guias e operadores turísticos preocupados com o problema do lixo na ilha de interesse turístico 30 Setembro 2020

A problemática do lixo em Santo Antão, sobretudo, nas zonas de interesse turístico, está a preocupar os guias e operadores turísticos nesta ilha, que clamam por uma solução.

Santo Antão/Turismo: Guias e operadores turísticos preocupados com  o problema do lixo na ilha de interesse turístico

A preocupação maior prende-se com o lixo que se acumula nas zonas florestais, designadamente na reserva florestal do Planalto Leste, um dos sítios mais visitados da ilha de Santo Antão.

Segundo informações avançadas pela inforpress, os guias e operadores turísticos consideram que o lixo e o turismo não combinam, daí a necessidade de se proceder à remoção do lixo que se acumula um pouco por toda a ilha.

A Associação dos Guias Turísticos de Santo Antão, segundo o seu presidente, Odair Gomes, está preocupada com o problema do lixo na ilha, tendo a classe, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que se assinalou a 27 de Setembro, participado numa campanha de limpeza na reserva florestal do Planalto Leste.

Os agentes turísticos têm estado, também, a alertar para situação da lixeira intermunicipal da Ribeira Brava, na fronteira entre os municípios do Porto Novo e Paul, já considerado “um problema de saúde pública” em Santo Antão.

O operador turístico João Fortes disse que, já por várias vezes, alertou para a “má imagem” que essa lixeira está a dar do turismo em Santo Antão.

Porém, essa lixeira pode estar com os dias contados, já que é pretensão do Governo e dos municípios santantonenses construir um aterro melhorado na ilha, num investimento à volta de 12 mil contos, financiado através do Fundo do Ambiente.

A construção do aterro melhorado consta de um protocolo assinado, recentemente, entre o Governo e Associação dos Municípios de Santo Antão, conclui a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project