CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão acolhe encontro de reflexão sobre “Abastecimento de Cantinas Escolares com produtos hortícolas locais” 08 Junho 2020

A Escola Secundária Januário Leite do Paúl, em Santo Antão, acolhe, esta segunda-feira, 08, o um encontro de reflexão sobre o abastecimento das cantinas escolares com produtos agrícolas locais. O projecto é executado pela Associação dos Amigos da Natureza, o Centro de Estudos Rurais e de Agricultura Internacional (CERAI), os parceiros da FICASE e pelo Ministério de Agricultura e Ambiente de Cabo Verde. O mesmo é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pela Agência Regional de Agricultura e Alimentação (ARAA), através do Programa Regional de Apoio às Redes de Segurança Comunitária.

Santo Antão acolhe encontro de reflexão sobre “Abastecimento de Cantinas Escolares com produtos hortícolas locais”

Este fórum de Paul surge no âmbito do Projeto “Práticas agro-ecológicas resilientes e comercialização participativa como instrumento de nutrição escolar e de segurança alimentar comunitária para as populações rurais das Ilhas de Santo Antão e Fogo”.

Segundo um comunicado da organização, o encontro visa sobretudo avaliar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, identificar os ganhos alcançados e as necessidades de melhoria, através de diálogo entre representantes dos diferentes parceiros, nomeadamente produtores locais, FICASE, Delegações do Ministério da Educação (ME) e do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Câmaras Municipais de Porto Novo, do Paul e da Ribeira Grande e a equipa técnica da ANN e do CERAI.

Com a finalidade de abastecer as cantinas escolares do ensino básico e dos estabelecimentos de educação pré-escolar dos três concelhos de Santo Antão, este encontro marca também a quinta e última entrega de produtos agrícolas (1.614 Kg), nomeadamente batata comum, batata doce, cenoura, entre outros, no âmbito do contrato assinado entre a FICASE e a Aliança de Produtores Locais, liderada pela Associação de Agricultores de Ribeira da Cruz (AADARC).

De salientar que a FICASE assinou um contrato com a Aliança de Produtores Locais, para aquisição de 8.110 quilogramas de produtos frescos junto da Associação de agricultores de Ribeira da Cruz (AADARC), para abastecimento das cantinas escolares do ensino básico e dos estabelecimentos de educação pré-escolar dos três concelhos de Santo Antão.

Conforme o coordenador do CERAI em Cabo Verde, Adriano Palma, durante a execução do projeto, foram realizadas cinco entregas, num valor total de 1.349.mil escudos, tendo sido beneficiados 7.258 alunos, de 72 escolas e 62 jardins-de-infância.

Recorde-se que durante a vigência do estado de emergência, devido à Covid-19, houve uma adaptação do projeto, em que, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, as entregas foram mantidas, contudo foram atribuídas cestas básicas às famílias mais vulneráveis, provenientes dos bens alimentares ao Programa de Assistência Alimentar (PAA).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project