Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Candidaturas apostam forte na juventude para desenvolvimento e dinamização da ilha 05 Abril 2021

Volvidos quase uma semana de campanha eleitoral, os partidos, PAICV, UCID e MpD, direcionam as baterias à juventude santantonense, com um conjunto de propostas direcionadas a esta camada e que sejam capazes de criar condições favoráveis ao desenvolvimento e dinamização da ilha de Santo Antão. Todas prometem criar oportunidades na formação profissional, no ensino superior e em outros setores ligados à juventude.

Santo Antão: Candidaturas apostam forte na juventude para desenvolvimento e dinamização da ilha

A candidatura do PAICV pelo Círculo eleitoral de Santo Antão, encabeçada por Rosa Rocha, esteve mais próxima dos agricultores e comerciantes do Mercado de Porto Novo, tendo, no mesmo dia, levado mensagens do partido, também, aos residentes de Alto Peixinho, Chã de Matinho e Casa para Todos.

Rosa Rocha acredita que, a juventude da ilha "foi usada e abandonada pelo Doutor Ulisses correia e silva e MpD em 2016", para conseguir realizar a sua “sede de poder”, e cita como exemplo "os prometidos 45 mil postos de trabalho".

A candidata sublinha que, o governo tem feito uma “política de marketing”, passando a ideia de estar a ajudar alguns jovens, quando a maioria está desempregado, sem acesso a formação e a ensino superior e sem perspetiva de vida.

Por constituir a grande força de trabalho e de transformação social, o PAICV destaca ser essencial investir na juventude de hoje, "se queremos ter uma sociedade melhor amanha, onde os jovens contribuem para o desenvolvimento do país, e não sejam apenas “arma para alguém subir no poder”.

É neste sentido que, o partido quer criar condições de acesso à formação profissional e ao ensino superior em Santo Antão, investindo ainda nos setores do desporto e da cultura para evitar o êxodo de quadros locais para outras ilhas e paragens e promover maior desenvolvimento da Ilha das montanhas.

“Portanto, é necessário investir na juventude com projetos a serio para dinamizar a economia da ilha e criar condições para que a juventude desenvolva atividades, iniciativas de negócio empresariais”, frisa Rosa, que acrescenta que, a ilha tem potencialidades que precisam ser exploradas em todas as vertentes.

A caravana do PAICV vai estar esta terça-feira na freguesia de Santo André para contactos coma população.

Igualmente, a UCID assinala que a juventude esteve esquecida durante os 5 anos de governação do MpD, e que o governo para tentar colmatar o seu “falhanço total” a nível do emprego para a juventude, apostou no programa de estágios profissionais que “não tem fim”.

Por considerar que, a juventude é um “setor transversal”, o cabeça de lista da UCID, José da Graça, é da opinião que, "não se pode pensar na juventude sem pensar na sua formação".

“Uma ideia fundamental para a juventude será a formação técnica e superior em Santo Antão, mas tem a ver com a realidade da ilha. Não vale a pena fazer formação, seja ela técnica ou superior, e depois ficar na ilha, sem emprego, ou ter que sair à procura de uma solução porque a solução para o emprego não existe aqui”, explica.

O que se tem verificado, segundo Graça, são jovens a sair de um estagio profissional para outro, "a viver somente disso". É neste sentido que afirma que, é tudo uma questão para tentar “mascarar o desemprego”.

Em relação à questão da criação de uma universidade em Santo Antão, a UCID considera que é mais um sonho e uma promessa que ficou "só no papel" e que ficou por concretizar durante esta legislatura.

A comitiva da UCID, dividida em duas equipas, visitou as localidades de Chã de Pedras no interior de Ribeira Grande e Ribeira das Patas em Porto Novo. Já esta terça-feira, toda a equipa da UCID vai estar no concelho do Paúl.

Esta segunda-feira, não obstante as várias tentativas, não nos foi possível o contacto com os elementos do MpD para o circulo eleitoral de Santo Antão. No entanto, A Semanaonline sabe que o partido esteve neste domingo em Alto Mira, localidade no interior do concelho de Porto Novo, para contactos com o seu eleitorado.

No domínio da juventude, Jorge Santos destacou a construção de um campo relvado para a prática de futebol de sete, projeto da Câmara Municipal do Porto Novo, que contará com parceria do Governo, explicou este candidato a deputado, que destacou ainda a atribuição de bolsas de estudo e formação profissional para os jovens de Alto Mira.

Nas legislativas do dia 18 de abril para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

AC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project