Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Caravanas das candidaturas privilegiam contatos porta-a-porta para uma maior aproximação ao eleitorado 01 Outubro 2021

Ainda no início da campanha algumas candidaturas têm adotado estratégias mais simples para passar as suas mensagens aos seus eleitorados, tentando, pelo menos, manter o contacto (porta-a-porta) mais próximo das pessoas. Para algumas candidaturas os recursos financeiros não são suficientes para produção de materiais de campanha e até mesmo criação de várias caravanas para poderem abranger um maior número da população de Santo Antão, a segunda maior ilha de Cabo Verde.

Santo Antão: Caravanas das candidaturas privilegiam contatos porta-a-porta para uma maior aproximação ao eleitorado

Em conversa com mandatários e diretores de campanha, o Asemanaonline soube que todas as candidaturas têm privilegiado uma campanha porta-a-porta como forma de estar mais perto do eleitorado.

Armindo Cruz, mandatário da candidatura de José Maria Neves em Ribeira Grande, diz que, para esta sexta-feira a equipa deu prioridade a uma conversa aberta com este candidato no Porto Novo, numa concentração com apoiantes e cidadãos de toda a ilha. Durante este dia procedeu-se à abertura da sede de campanha da candidatura em Ponta do Sol. Neste sábado,02, as zonas de São Pedro Apóstolo e zonas altas de Chã de Pedra vão receber visitas porta a porta da candidatura.

A candidatura de Fernando Delgado em Ribeira Grande avança, pro seu turno, que o candidato vai estar este sábado na ilha de Santo Antão para visitar algumas localidades. O diretor de campanha Juvêncio Delgado explica que as condições financeiras não têm permitido fazer grandes atividades e que até ao momento já foi feito a distribuição de algumas camisas e no sábado irão fazer a fixação de cartazes.
“Não temos feito campanha porta a porta por questões financeiras e o candidato não tem recebido apoio para tal. No período de manhã, o candidato será recebido ao som do tambor em Ribeira Grande para apresentação de seguida no Paul e no fim no Porto Novo. No dia 4 regressa a São Vicente para ações da campanha.

As localidades de Tarrafal de Monte Trigo em Porto Novo e Fajã de Janela no Paul receberam nesta sexta-feira equipas da candidatura de Hélio Sanches, tendo no mesmo dia procedido a colagem de cartazes. Isto sem contar com contactos porta a porta com a população na Vila da Ponta do Sol, conforme avançou o mandatário, Paulo Oliveira.

A candidatura, indica, tem privilegiado grupos de pouca gente, com 2 ou 3 elementos, por causa da pandemia. “Temos uma candidatura jovem e muito pesada e uma mensagem brilhante que levamos ao eleitorado”, sublinha Paulo, que acrescenta que, “há uma grande vontade de mudança no estilo de direita/esquerda”.
Nos dias 3, 4, e 5 está prevista uma deslocação de Hélio Sanches às ilhas de São Vicente e Santo Antão. Contudo, adianta, por questões de voos e da agenda apertada as programações podem mudar.

Em Povoação de Ribeira Grande, o candidato a Presidência de República Gilson Alves e a sua equipa fizeram uma marcha pelas ruas da cidade. Conforme José Paris, elemento da mesma candidatura, este sábado estão previstas visitas à população do Paul e cidade do Porto Novo. “Não criamos nenhum grupo para contatos porta a porta. O que temos é um único grupo de jovens connosco para acompanhar o candidato durante a marcha. O candidato vai estar em Santo Antão até ao dia 3», anunciou.

Já a candidatura de Joaquim Monteiro optou-se por uma campanha simples, sem muito alarido, sem colagem de cartazes e sem contactos porta a porta, decidindo ficar-se pela comunicação social e por uma simples abordagem de pessoas nas ruas. Conforme avançou Alberto Gomes, até ao fecho da edição não foi feito nenhuma ação de campanha.

Este sábado o candidato vai estar em Santo Antão para contatos com o seu eleitorado, principalmente nas zonas do interior de Ribeira Grande e no centro do concelho.

No que tange à candidatura de Carlos veiga, diretores de campanha e mandatários (Valter Silva, Francisco Dias e Adilson Fernandes) dos 3 municípios da ilha partilham da mesma opinião de que a campanha tem sido “muito positiva, com uma boa aceitação e receção em todas as comunidades da ilha».

Em Ribeira Grande, conforme o mandatário Francisco Dias, para além das visitas porta a porta, tem sido realizado atividades desportivas, nomeadamente torneios de futsal, feminino e masculino.

Esta sexta, as equipas distribuídas pelos concelhos visitaram as zonas de Eito no Paul, e Rabo Curto na Ribeira Grande. Neste sábado, a ideia é visitar Figueiral e Domingo Cabo de Ribeira, ambas no Paul, e Figueiras, João Afonso, Fajã dos Cumes e Fajã dos Boi, Gonçalinho, Manuel Ribeiro, que ficam zonas no interior de Ribeira Grande.

Até ao fecho desta edição não se conseguiu chegar à conversa com elementos da candidatura de Casimiro de Pina, apos várias tentativas.
AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project