CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão recebe ato abertura oficial do ano letivo 2019/2020 20 Setembro 2019

Pela primeira vez, o município do Paúl, em Santo Antão, vai receber o ato central oficial de arranque do ano letivo 2019/2020. A cerimónia, que acontece esta sexta-feira, 20, em Estância (Coqueiral), Cidade das Pombas, conta com a presença de todos os presidentes das Câmaras da ilha e será presidido pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, acompanhado da Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, e do Secretário de Estado para Educação, Amadeu Cruz.

Santo Antão recebe ato abertura oficial do ano letivo 2019/2020

Com o lema “Para uma educação de qualidade, sem deixar ninguém para trás”, o ano letivo 2019 – 2020 dá continuidade ao processo de implementação das medidas de política definidas pelo Programa de Governo da IX Legislatura para a educação, desde o nível pré-escolar, passando pela educação extraescolar (educação de adultos), ao secundário.

Conforme o governo o orçamento para a Educação foi na ordem de 12.6 milhões de contos em 2019 - representa um aumento na ordem de 25,3% comparativamente com o ano transato.

Ao nível da Educação Pré-escolar, o Governo assumiu a universalização do acesso e introduz medidas para dotá-la de currículo adequado, orientações didáticopedagógicas e formação dos profissionais da educação neste nível de ensino. Já no Ensino Básico, tem dado continuidade ao processo que visa assegurar o acesso equitativo à escolaridade universal e gratuita; a implementação de um modelo de ensino especial; a continuidade do processo de revisão curricular; e a intercomunicabilidade entre o Ensino Básico Obrigatório Formal e a formação profissional e técnica.

Outro evento que marca o arranque deste ano lectivo é a inauguração do novo Liceu “António Januário Leite”, construída de raiz, cuja entrada em funcionamento é já no dia 23 deste mês. Com 18 turmas, laboratórios de Química, salas de Informática, salas de Expressão Artística, placa desportiva e auditório, irá acolher alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade.

Recorde-se que o arranque é também assinalado em todo o país, de forma descentralizada, em que cada concelho será palco de uma cerimónia, a qual é presidida pelos Delegados ou pelos Presidentes das respetivas Câmaras Municipais.

Segundo uma nota enviada ao asemanaonline, durante a Semana Cívica, que decorre de 23 a 27, os Membros do Governo (Ministros e Ministras) visitarão uma escola indicada pela Delegação, e deverão proferir uma “Aula Magna”, destacando a ligação entre o currículo e a sua área de governação. O objetivo é destacar o sector de educação como um dos fatores “essenciais” que contribui para o desenvolvimento “presente e futuro” do país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project