SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Domingos: Construção da Igreja e Residencial da Paróquia de São Nicolau Tolentino custou cerca de 130 mil contos – Pároco 28 Janeiro 2023

A nova Igreja e Residencial da Paróquia de São Nicolau Tolentino em São Domingos foi hoje inaugurada com uma missão presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado, num projecto orçado em cerca de 130 mil contos.

São Domingos: Construção da Igreja e Residencial da Paróquia de São Nicolau Tolentino custou cerca de 130 mil contos – Pároco

Segundo Dom Arlindo Furtado, trata-se da maior estrutura em termos de dimensão e de capacidade que vai cobrir uma necessidade premente para o povo de Deus e para o responsável desta comunidade.

Adiantou que a construção deste projecto foi possível graças à união do povo de Deus na igreja como família, ou seja, teve o engajamento e mobilização de todos os fiéis desta paróquia, de outras, da Diocese e de muitos cabo-verdianos na diáspora.

“As pessoas sentem-se movidas pela autoestima para o que vale a pena lutar, vale a pena planear, juntar forças e isso estimula as pessoas a participarem mais e a darem o seu contributo porque assim vale a pena e porque juntos é que somos comunidade, nação, povo de Deus e juntos é que nos sentimos feliz e realizado”, disse.

O cardeal destacou ainda todo o processo de elaboração deste projecto, que, segundo o mesmo, foi desenhado por um arquitecto que entende da liturgia, da teologia e do novo conceito da igreja que com a sua técnica arquitectónica é possível ver o altar que é o ponto central a partir de qualquer ponto da igreja.

Na ocasião avançou que, a restauração, ampliação e melhoria da Igreja dos Picos, construção da Igreja de São Paulo em Palmarejo, de São Filipe, Santa Filomena na ilha do Fogo são alguns dos projectos a serem concluídos nos próximos tempos.

Por seu turno, o pároco da freguesia, Isaías Gonçalves destacou a estrutura como sendo a maior de Cabo Verde a nível da capacidade e de dimensão e que engrandece a realidade de todos e cria autoestima dos paroquianos e dos munícipes.

“É uma grande prenda para a comunidade não só para a festa de Nhu Febrero, mas podemos dizer que é uma prenda do ano porque é um acontecimento grande”, referiu.

O complexo é constituído por uma igreja paroquial com capacidade para 1000 pessoas sentadas, uma galeria superior com capacidade para 400 pessoas sentadas, uma capela para albergar 100 pessoas e uma residência paroquial na parte traseira.

Segundo o pároco, as obras de construção da nova igreja arrancaram em Setembro de 2015 e contaram com o engajamento de toda a comunidade, instituições públicas e privadas. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project