CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Domingos: Primeiro-Ministro congratula-se com conclusão da estrada de Nora em época das chuvas, presidente da Câmara agradece a parceria 07 Agosto 2021

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse, hoje, que a estrada de acesso à Nora, em São Domingos, em Santiago Sul, está a ser concluída “num bom período”, das chuvas, pelo que não duvida do benefício daquela obra para aquela comunidade. Já o presidente da câmara, Isaías Varela, agradeceu o Governo e a própria comunidade local pela construção e inauguração da referida estrada.

São Domingos: Primeiro-Ministro congratula-se com conclusão da estrada de Nora em época das chuvas, presidente da Câmara agradece a parceria

“Não tenho dúvidas que as pessoas venham a sentir uma grande diferença e um grande benefício relativamente a esta obra. É um investimento de 31 mil contos, mas que tem um valor muito grande para esta comunidade que se sentia encravada no período de chuva, com sérias dificuldades de circulação”, afirmou o Primeiro-minsiitro, segundo a Inforpress.

Ulisses Correia e Silva, que prestava declarações à imprensa, à margem da inauguração da referida obra, relembrou que antes não era possível os transportes públicos circularem em Nora, mas que hoje aquela comunidade tem uma estrada com acesso, que facilita a circulação de pessoas, de mercadorias, de viaturas e também é uma zona de trabalho de drenagem que permite com que a pequena ponte construída sirva de protecção no período de chuva para que as pessoas possam circular sem qualquer problema.

“Depois, tem um efeito muito grande não só para a vida das pessoas que todos os dias precisam circular, para a economia da zona, mas também a luta contra a pobreza”, afirmou o chefe do Governo, completando que cada desencravamento é mais oportunidade que se está a criar para que as pessoas tenham melhores condições de acesso, acessibilidade, de mobilidade e também de realizar as suas actividades com menos sacrifício, com menos problema.

Ulisses Correia e Silva frisou ainda que se trata de uma obra financiada pelo Governo, mas feita com a “parceria positiva” da Câmara Municipal.

“Essa é a nossa filosofia de trabalho, porque as autarquias são importantes na gestão do dia-a-dia, na gestão de condições de vida das pessoas nos seus municípios”, acrescentou conforme a Inforpress.

Ainda em Nora, nas zonas das populações mais acima, disse Ulisses Correia que se está a pensar num futuro próximo fazer uma intervenção que entra mesmo dentro da comunidade.

“Requalificar, dar melhores condições de vida para as pessoas que ali vivem, mas também criar condições de economia porque essa região tenha potencial e, uma vez desencravada, temos condições de desencravar uma série de outras coisas incluindo actividade económica”, finalizou.

Presidente da câmara agradece Governo e comunidade pela construção da estrada

Na cerimónia, o presidente da câmara de São Domingos, Isaias Varela, agradeceu, por seu turno, o Governo e a própria comunidade pela construção e inauguração da estrada de Nora.

“Agradeço ao governo de Cabo Verde e à própria comunidade. A comunidade, sobretudo pelas suas reivindicações. E graças a essas reivindicações essa obra é realidade, com a parceria do governo central e isso demonstra que no quadro de ‘djunta mon’ (colaboração), de parceria e também de ouvir, com certeza construímos algo que também vai de encontro às suas expectativas”, disse o autarca citado pela Inforpress.

Isaias Varela acrescenta que se trata de “uma grande obra”, não só pelo seu valor financeiro, mas também por aquilo que representa para a comunidade de Nora e por aquilo que vai levar a São Domingos.

“Essa obra exige também um outro enquadramento, uma outra requalificação da Nora. Mas também essa zona envolvente. Isso desafia a câmara municipal e o Governo a pensarem em requalificar a zona e torná-la residencial e industrial, sobretudo para atrair mais desenvolvimento, empresas e mais pessoas para São Domingos”, sublinhou.

Para Isaias Varela só assim é que se conseguirá criar oportunidades, gerar rendimentos para o município.

“A própria comunidade ganha com grandes obras no concelho. Tudo tem o seu tempo, certamente agora é o tempo para essa comunidade. Não só Nora, mas também outras comunidades que têm reivindicado, mas isso temos que levar em conta a questão dos recursos. Foi conseguido agora mobilizar recursos, então é agora que é o momento para a Nora receber esta grande obra”, concluiu o Edil de São Domingos referido pela Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project