ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Baixa com a queda do Diretor Nacional de Saúde, supostos infetados na campanha autárquica no Fogo 03 Novembro 2020

O Ministério da Saúde acaba de sofrer uma baixa com a queda do atual Diretor Nacional de Saúde, que era esperada sobretudo entre o núcleo contestatário do partido no poder e vozes críticas da sociedade civil. Artur Correia, que manteve, no entanto, uma postura serena durante a pandemia de convid-19, vai ser substituído, esta sexta-feira, pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto. Já em São Filipe do Fogo a situação pandémica é crítica com vários elementos evolvidos na campanha das últimas eleições autárquicas que estão presumivelemnte infetados ou são tidos como casos suspeitos - registou-se uma rápida propagação da doença, que já ultrapassou um total de 400 casos acumulados.

  Covid-19: Baixa com a queda  do Diretor Nacional de Saúde, supostos infetados na campanha autárquica no Fogo

O anúncio da saída de Artur Correia foi feito, hoje, pelo titular da Pasta da Saúde e Segurança Social, na ilha do Fogo, onde se encontra de visita sanitária, de menos de 24 horas.

Arlindo do Rosário asseverou que o diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, «que tem desempenhado muito bem esta e outras funções a nível do Ministério da Saúde», está no processo de reforma. Anunciou que o ministério pretende dar continuidade ao trabalho realizado com a indicação de Jorge Noel Barreto, que tem tido uma ligação mais próxima e direta com a Direção Nacional de Saúde para ocupar o lugar de Correia.

Jorge Noel Barreto, que vai assumir as novas funções já a partir de sexta-feira, acompanhou, segundo a Inforpress, o ministro da Saúde nesta sua visita sanitária à ilha do Fogo.

Entretanto, a substituição de Artur Correia era esperada sobretudo entre o núcleo contestatário do partido no poder e vozes críticas da sociedade civil. É que estes vinham alertando para a necessidade de se introduzir mudança na estratégia de luta e prevenção contra a pandemia de convid-19 no país, com destaque para o concelho da Praia tido como o foco principal da doença. O processo terá acelerado com a derrota do MpD nas autárquicas de 25 de Outubro, sobretudo na Capital, segundo admitem observadores atentos, que também não descartam, com a possível remodelação governamental admitda entre os ventoinhas, a queda do ministro de Saúde, caso este não reverta a atual situação evolutiva da pandemia de convid-19 em Cabo Verde.

Supostos infetados envolvidos na campanha no Fogo

Conforme os dados oficiais, a situação de covid-19 é crítica em São Filipe do Fogo. Até hoje, o município já contabilizou 418 casos, com 268 doentes que já recuperaram a saúde, três mortes e 147 casos ativos.

Responsáveis locais alertam que a doença propagou rapidamente durante e depois da campanha eleitoral para as autárquicas - há quem defenda apuramento de responsabilidades.

Neste particular, alguns residentes manifestam-se preocupados com suspeitas de vários elementos da direção de uma das candidaturas à Câmara que se encontram presumivelmente infetados ou dados como suspeitos, estando muitos em isolamento ou em quarenta domiciliar, segundo confirmam a órgãos da comunicação social fontes entre profissionais da saúde no concelho. E não descartam que se venha a identificar adeptos de outras candidaturas como suspeitos ou infetados por novo coronavírus no municipio que tem a cidade dos sobrados como capital.

Questionado sobre este particular, o ministro da Saúde, Arlindo Rosário, considerou, em declarações à RCV, que não se deve culpar apenas a campanha eleitoral pelo pico de contágio da doença registado no Fogo, que era previsível como aconteceu nas restantes ilhas de Cabo Verde. Considerou que a responsabilidade é de todos, assegurando que o governo não abdica da sua responsabilidade na condução do processo, tomando todas as medidas necessárias para combater o convid-19 no país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project