CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe: Câmara assegura transporte escolar gratuito a cerca de 900 estudantes do município – vereadora 11 Novembro 2021

A Câmara Municipal de São Filipe assegura o transporte escolar gratuito a 866 estudantes do interior do município que frequentam as escolas secundarias, disse hoje a vereadora da Educação, Eva Spínola.

São Filipe: Câmara assegura transporte escolar gratuito a cerca de 900 estudantes do município – vereadora

O número de estudantes que beneficiam a 100 por cento (%) do transporte escolar representa pouco mais de 80% do total dos 1.053 estudantes que se candidataram aos subsídios para o transporte escolar, para o ano lectivo 2021/22.

Além dos que beneficiam a 100%, foram contemplados 116 estudantes com o valor correspondente a 60% do valor do transporte e 71 alunos com redução de 40%.

A atribuição dos subsídios foi feita através de um concurso promovido pela autarquia, baseando no nível do Cadastro Social Único em que o agregado familiar do estudante se encontra inserido.

Os estudantes de agregado familiar do primeiro escalão do Cadastro Social Único (CSU) escalão beneficiam a 100%, os do segundo escalão com 60% e os de terceiro e daqueles que ainda não estão no CSU, beneficiam de 40%, segundo a vereadora responsável pelo pelouro da Educação.

A Escola Secundária Pedro Pires (Ponta Verde) é a com maior numero de estudantes beneficiários, com um total de 619 alunos, sendo 492 com isenção a 100%, 82 com redução de 60% e 45 com redução de 40%.

Da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, na cidade de São Filipe, o total dos alunos abrangidos é 287, sendo 239 com isenção no pagamento, 28 com redução de 60% e 20 com redução de 40%.

Da escola básica de Curral Grande, zona norte alta, foram contemplados 59 alunos, na sua maioria com isenção (75) e quatro com redução de 40%, enquanto da escola básica de Patim são 68 beneficiários, sendo 60 com isenção, seis com redução de 60% e dois com redução de 40% no valor do transporte.

Os dados referem aos alunos do ensino secundário público, já que o prazo para ca andidatura ao subsidio para transporte escolar para os estudantes do ensino secundário privado e os formandos dos vários cursos ministrados pelo Centro de Emprego e Formação Profissional terminou no final de Outubro e ainda os serviços camarários estão a analisar os pedidos.

A vereadora Eva Spínola disse que a câmara assumiu o pagamento de transporte escolar referente aos meses de Setembro e Outubro, de forma generalizada, a todos os alunos, e que a partir de Novembro passará a pagar de forma diferenciada e de acordo com a selecção feita.

Para tal a autarquia vai enviar uma lista aos operadores que asseguram o serviço de transporte escolares para o controlo e a cobrança do diferencial aos estudantes beneficiados com redução de 60% e 40% do valor do custo mensal do transporte.

A vereadora da Educação tem agendado para sexta-feira, 12, uma conferencia de imprensa para falar sobre esta questão e outras relacionadas com a educação. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project