No acto da assinatura do contrato de execução da empreitada de asfaltagem de nove vias urbanas de São Filipe, o presidente da câmara, Nuías Silva, disse que no prazo de 60 dias será feita a consignação e o arranque efectivo das obras, o que poderá acontecer antes, dependendo do visto do Tribunal de Contas, para onde o contrato é encaminhado na quarta-feira.
Apesar do início da obra terá de aguardar o visto, as equipas técnicas da Elevo e da câmara podem começar já a sinalizar as vias em termos de marcações para se poder iniciar os trabalhos assim que obtenha o visto para asfaltagem de artérias no município de São Filipe 100 por cento financiado pela tesouraria municipal.
As vias a serem asfaltadas são as que vão do cruzamento da residência de Cezinha de Telecom, passando pela antiga central até o Hospital Regional São Francisco de Assis, do largo da sede da Cruz Vermelha até Xaguate (restaurante Fronteira), da Escola Central até a Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias, Trás de Shell a Santa Filomena, Bar Fixe a Cruz dos Passos, Alto da Aguadinha a Pé de Campo e a rua que vai de Sucupira até a rotunda junto da esquadra da Polícia Nacional.
Nuías Silva disse que, à semelhança dos contratos anteriores, cujos trabalhos estão em andamento com asfaltagem, perspectivam-se que brevemente poderão começar a surgir sinais daquilo que é o novo São Filipe que se pretende.
“Mais do que falar, estamos a fazer e mais do que prometer sonhamos juntos e estamos a realizar juntos.
Mobilizando recursos, às vezes junto do Governo, outras vezes junto dos parceiros internacionais e da diáspora e outras vezes, ainda, através da alavancagem financeira, como o caso de asfaltagem”, disse Nuías Silva, lembrando que o contrato de execução ronda os 106 mil contos e que o prazo de execução é de cinco meses.
Por outro lado, disse que a ideia é continuar os trabalhos de asfaltagem e que a câmara está em diálogo com os moradores do bairro de Achada São Filipe, sobretudo os residentes nos Estados Unidos da América, para co-financiar a asfaltagem da rua que vai de pavilhão Simão Mendes, passando ao lado do Cemitério de Baixo e toda avenida marginal até ao Hospital Regional São Francisco de Assis.
Já com o esforço municipal pretende-se também asfaltar a rua de Lém de Cima, passando por Beltches até à via que dá acesso ao Bairro III Congresso, totalizando assim 11 ruas.
“As duas últimas poderão vir a ser contratualizadas como trabalhos complementares, desde que consigamos mobilizar as parcerias com os moradores de Achada São Filipe e com o esforço municipal”, disse o edil, sublinhando que assim São Filipe terá uma estrutura viária totalmente diferente com asfalto, melhoria da zona de circulação de peões e sinalização vertical e horizontal no pavimento.
O director-geral da Elevo Cabo Verde, José Armando Moreira, que rubricou o contrato de execução, disse que desde Novembro do ano passado, esta é a segunda obra da câmara de São Filipe que a sua empresa irá executar.
A primeira fé a requalificação do largo de Cruz dos Passos, em curso neste momento, e agora com a obra da asfaltagem das nove vias urbanas da cidade de São Filipe. A Semana com Inforpress