CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe: Câmara vai investir mais de 140 mil contos na asfaltagem de algumas artérias da cidade – Nuías Silva 24 Agosto 2022

A câmara de São Filipe vai investir mais de 140 mil contos na asfaltagem de algumas artérias, interligando-as às áreas asfaltadas, através da requalificação urbana e de asfaltagem dos troços Polícia/Porto e Cobom e Cruz dos Passos/Congresso.

São Filipe: Câmara vai investir mais de 140 mil contos na asfaltagem de algumas artérias da cidade – Nuías Silva

O anúncio foi feito, terça-feira, pelo presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, durante a cerimónia da assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação do Centro Cultural Armand Montrond.

“Na próxima semana a câmara lançará um concurso público para asfaltagem das novas artérias de São Filipe num valor de mais de 140 mil contos”, destacou o edil.

Além das propostas relacionadas com a asfaltagem da zona tampão do núcleo histórico e da construção de uma rua pedonal e da asfaltagem da parte alta da cidade, projectos financiados pelo Governo e em curso neste momento, o concurso da câmara visa asfaltar várias artérias que fazem a interligação com os projectos financiados pelo Governo.

As artérias que vão do cruzamento da residência de Cezinha de Telecom, passando pela antiga central até o Hospital Regional São Francisco de Assis, do largo da sede da Cruz Vermelha até Xaguate (restaurante Frontera), da Escola Central até a Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias, Trás de Shell a Santa Filomena, Bar Fixe a Cruz dos Passos e a rua que vai de Sucupira até a rotunda junto da esquadra da Polícia Nacional serão contempladas com asfaltado, enquanto a estrada que se estende do Hospital Regional à praia de Nossa Senhora da Encarnação será calcetada.

Nuías Silva pediu aos sanfilipenses para continuarem a acreditar, lembrando que faltam cerca de quatro meses para completar dois anos de mandato e tem lançado concurso quase todos os dias.

Segundo o mesmo, na terça-feira foi lançado um concurso, na modalidade de ajuste directo, tendo em conta as especificidades dos trabalhos que têm de ser feitos no largo de Cruz dos Passos para o arranjo exterior, e que tem que ver com a continuidade do processo de asfaltagem, esperando dentro de dez dia ter o processo negocial fechado para consignar as obras do arranjo exterior do largo.

Para a construção da parte da praça de Cruz dos Passos, a câmara vai lançar, na próxima semana, um concurso público para demolição e construção da área comercial com oito lojas (cave) e do parque de diversão na parte de cima.

“As obras da piscina municipal e do estádio 5 de Julho estão a avançar, a compra de terreno para a construção do estádio de futebol de Patim, na zona sul, está na fase de assinatura de contrato, para desenho de projecto, ainda este ano, e lançar o concurso para o próximo ano e começar as obras”, destacou Nuías Silva.

Quanto ao campo de futebol de Ponta Verde, aquele autarca sublinhou que a câmara vai anular o concurso porque as empresas não mantiveram os preços nos termos do contrato e lançar novo concurso para o arrelvamento desta infra-estrutura desportiva.

“São todas obras de esforços financeiros municipais”, referiu o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, indicando que tem solicitado colaboração do Governo para a sua materialização.

“Para os cépticos que desconfiam de que sem apoios do Governo não conseguiremos e os que estão a rezar para que não haja apoio do Governo, vamos, com ou sem apoio do Governo montar a engenharia financeira para executar as obras”, avisou, acrescentando que a sua câmara está a mobilizar a diáspora, instituições como a FIFA e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e empresários locais para a implementação dos projectos, para no final do mandato ter todas as obras prometidas materializadas.

“Estão muitas pessoas desconfiadas de que não vamos conseguir, mas tenho certeza que isso vai acontecer para que possam passar a acreditar nesta ilha e na capacidade técnica da sua gente”, reiterou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project