Depois de vários encontros com os representantes dos grupos carnavalescos, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Lia Barbosa, avançou à Inforpress que o valor será disponibilizado ainda hoje, 30 de Janeiro, isto depois de ter acertado também os valores para os prémios.
O valor dos prémios é o mesmo que foi atribuído em 2020, último desfile oficial do Carnaval no município de São Filipe, já que em 2021 e 2022, por motivo da covid-19 não se realizou desfile em São Filipe.
Assim o valor monetário dos prémios é de 160, 130 e 110 mil escudos para o primeiro, segundo e terceiro classificados, respectivamente, montante que poderá ser aumentado caso a câmara consiga ainda mobilizar alguns patrocinadores que já foram contactados.
A câmara manterá os prémios individuais de 2020, atribuindo ao rei e à rainha do Carnaval 25 mil escudos cada, à porta-bandeira e ao melhor carro alegórico 20 mil escudos e à melhor música do Carnaval 2023 o montante de 15 mil escudos.
No domingo, 29, o último do mês de janeiro, os grupos Fogo em Chama e Mar Azul cumpriram a tradição e animaram as ruas da cidade de São Filipe com batucada e samba, dando início assim à festa do Rei Momo.
Apesar de não ter saído no primeiro domingo, um dos elementos do grupo Faxa da Terra confirmou à Inforpress que o grupo vai participar no desfile e que estava à espera que a câmara esclarecesse alguns aspectos para decidir, observando que os ensaios se iniciam a partir de hoje, 30 de Janeiro.
Assim este ano o Carnaval no município de São Filipe vai contar com a participação de três grupos, nomeadamente Fogo em Chama, o mais antigo e que no último desfile (2020) foi o grande vencedor, conquistando o primeiro lugar e todos os prémios individuais com excepção da música, com o tema “desastres naturais ou apocalipse”.
Além do Fogo em Chama está confirmada a presença no desfile do grupo Mar Azul, segundo classificado no último desfile, e Faxa da Terra, na terceira posição.
Com relação ao desfile, como o local, a avenida Amílcar Cabral, está em obras e se não estiver em condições para acolher o desfile, a vereadora e os representantes dos grupos já identificaram um outro espaço para o efeito.
A Semana com Inforpress