SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe: Faleceu professor aposentado ex-delegado do Ministério da Educação e antigo eleito municipal 10 Mar�o 2023

O professor aposentado, ex-delegado do Ministério da Educação e antigo eleito municipal na lista do Movimento para a Democracia (MpD), Sebastião Baptista, faleceu na noite de quinta-feira no Hospital Regional São Francisco de Assis.

São Filipe: Faleceu professor aposentado ex-delegado do Ministério da Educação e antigo eleito municipal

Natural da localidade de Ponta Verde, zona norte do município de São Filipe, Tchotchozinho, como era tratado, contava pouco mais de 80 anos e encontrava-se hospitalizado há cerca de duas semanas nesse estabelecimento hospitalar.

Dados biográficos do antigo professor de inglês nas escolas secundárias Dr. Teixeira de Sousa (São Filipe – cidade) e Pedro Pires (Ponta Verde – interior norte), indicam que o mesmo frequentou a Escola Central de São Filipe, tendo concluído o antigo 7º ano, na década de 60 do século passado, no Liceu Gil Eanes em Mindelo, São Vicente.

Foi militar em Angola, tendo concluído o serviço militar e regressado a Cabo Verde, emigrou no final da década de 60 para os Estados Unidos onde permaneceu durante cerca de três décadas, onde para além de trabalhar, aproveitou para continuar os estudos, tendo-se formado em História.

Segundo o professor Fausto do Rosário, amigo de Tchotchozinho, este regressou a Cabo Verde em 1996 ao abrigo do programa das Nações Unidas que favorecia o retorno de quadros ao país de origem, tendo na altura integrado como professor de Inglês na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, mais tarde transitou para o Projecto da Cooperação Alemã visando a superação do corpo docente do Ensino Básico no Concelho de São Filipe.

Nas eleições autárquicas de 2000 em São Filipe encabeçou a lista para a presidência da Assembleia Municipal, fazendo dupla com Jorge Nogueira, tendo desempenhado durante quatro anos a função de eleito municipal na Assembleia Municipal de São Filipe.

Entre 2021 e 2002 desempenhou as funções de delegado do Ministério da Educação do Concelho de São Filipe e no final da missão regressou à Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, transferindo-se depois para a Escola Secundária Pedro Pires de Ponta Verde, sua localidade natal, onde se aposentou.

Além disso desempenhou, segundo Fausto do Rosário, “uma forte actividade social e política”, tornando-se uma das figuras de referência do MpD-São Filipe, cujas actividades coordenou de 2005 a 2008, sendo figura habitual em várias listas de candidatura e campanhas realizadas.

Depois de aposentado como professor, idealizou projectos e sonhos para o futuro, enveredando pela área da restauração e alojamento turístico, através da construção de um espaço em Ponta Verde, assim como pela área de agricultura.

O actual presidente da Assembleia Municipal de São Filipe, Luís Nunes, disse que está instituição política vai fazer algo para prestar homenagem a este antigo eleito municipal, sem entrar em pormenores.

A Comissão Política Concelhia do MpD São Filipe, na pessoa do seu coordenador, Filipe Santos, enviou uma nota de pesar à imprensa a informar do falecimento do militante e ex-coordenador deste partido em São Filipe.

“Para nós é um momento de profunda tristeza para a qual nos faltam as palavras, pois a sua partida deixará um vazio eterno nos nossos corações”, disse Filipe Santos, sublinhando que Sebastião Baptista, foi considerado como uma das pessoas “mais extraordinárias da ilha” que deu muitos contributos em prol do seu desenvolvimento nos mais diversos sectores, quer seja como delegado do Ministério da Educação, eleito municipal, mas também como vice-presidente da Associação Água para Viver, professor, activista social e empreendedor.

Segundo o mesmo, ele foi considerado por todos como um profissional dedicado e cidadão que se prestava ajudar quem o procurasse e era tido como “um porto Seguro” dada a confiança que transmitia no relacionamento com todos.

A Comissão Política Concelhia do MpD em São Filipe endereça as mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos mais próximos e votos de sentida homenagem.

Por sua vez, o delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa escreveu na sua página que “perdemos um amigo, democrata e homem da educação! Um foguense que deu muito contributo para o desenvolvimento da nossa ilha”, apresentando as condolências e solidariedade para com a família.

O funeral ainda não tem data marcada, mas Fausto do Rosário disse que acontecerá no início da próxima semana.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project