Com a intervenção a autarquia, além de restaurar mandou repor o brasão do município que existia no monumento Dez Ilhas, edificado na década de 90 do século passado na parte alta da cidade de São Filipe, assim como o elemento característico da simbologia do vulcão do Fogo.
A câmara pretende com o restauro valorizar os monumentos e sítios e preservar a história, a memória, cultura e tradição das pessoas do município de São Filipe.
No mesmo espaço foi erguido um outro monumento homenageando a tradição e a cultura e que traduz a vida, a cultura e o desporto, à volta das festas tradicionais da bandeira de São Filipe.
O monumento é composto por um cavalo, em homenagem ao hipismo e a forte tradição secular ligado aos cavalos, um jockey em homenagem às tradicionais corridas de habilidades de apanha de argolinha, uma bandeira de São Filipe, em homenagem a todas as festas das bandeiras, em que a de São Filipe é o expoente máximo.
O centro é uma estrela vermelha que simboliza e homenageia o grupo que fez o desenterro das bandeiras de São Filipe, grupo Sete Estrelos, em 1917.
A Semana com Inforpress