Alguns criadores de cavalos avançaram à Inforpress que foram informados da interdição a partir da próxima segunda-feira, 10 de Abril, mas o vereador do Desporto da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, disse que a pista só será interditada a partir de 17 de Abril.
Com relação aos trabalhos, este disse que foram os próprios criadores que solicitaram a intervenção na parte final da meta visando criar as condições para que, em caso de dificuldade de frear os cavalos, possam ter saída para uma área de segurança, o que implicaria o encerramento do actual portão e abertura de uma saída que dê para o bairro III Congresso.
Quando se está a três semanas do início da prova de hipismo, enquadradas nas festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, um total de 16 cavalos da ilha, incluindo um de Santo Antão, efectuam, quase diariamente, os treinos no palco das corridas.
No ano passado, por ser ano do centenário da cidade de São Filipe, a câmara municipal tinha duplicado o valor do prémio, que foi de 500, 250, 200, 150, 130 e 100 contos, respectivamente para o primeiro a sexto classificados, mas a câmara ainda não anunciou se este valor se vai manter para este ano.
As inscrições dos cavalos já começaram e só um proprietário inscreveu cinco cavalos para as provas de hipismo, cuja primeira fase se realiza no dia 27 de Abril, de onde sairão os sete melhores cavalos para a fase final que se disputa no dia 29 de Abril.
A Semana com Inforpress