SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe: Praça de Cruz Vermelha requalificada no primeiro trimestre de 2023 – Nuías Silva 04 Novembro 2022

A praça da Cruz Vermelha, localizada no bairro de Santa Filomena, parte alta da cidade de São Filipe, cujo projecto foi socializado quinta-feira com a comunidade estará requalificada no primeiro trimestre de 2023, disse Nuías Silva.

São Filipe: Praça de Cruz Vermelha requalificada no primeiro trimestre de 2023 – Nuías Silva

O presidente da câmara de São Filipe disse no acto da socialização que a abertura das propostas apresentadas pelas empresas de construção civil para sua requalificação serão abertas, esta sexta-feira, 04, seguindo depois a fase de contratação e arranque das obras que poderá acontecer, o mais tardar, no início de Dezembro.

“Neste momento fizemos a socialização e a população gostou”, disse o edil, indicando que esta é uma nova forma que a câmara encontrou para ter a participação activa da comunidade no processo de desenvolvimento das suas localidades.

Sem adiantar o valor concreto porque as propostas serão abertas hoje, Nuías Silva, disse que a requalificação ou reconstrução da praça da Cruz Vermelha, já que será demolida toda a infra-estrutura que está em fase avançada de degradação, é um investimento 100 por cento (%) municipal e que está garantido dentro da previsão de requalificação de praças, monumentos e sítios.

Segundo o mesmo, a praça da Cruz Vermelha que aguarda alguns anos pela sua requalificação terá todas as condições, desde parque infantil, praça digital, uma área pedonal, iluminação decorativa e pública, observado que os candeeiros foram adquiridos em Itália e estão a caminho de Cabo Verde e que os equipamentos para instalação da praça digital e parque infantil já se encontram na ilha.

Depois da requalificação, Nuías Silva anunciou que o largo da Cruz Vermelha será requalificado no quadro da asfaltagem da rua que vai de Santa Filomena, passando pelo bairro de Cobom até Xaguate, uma das nove ruas que serão asfaltadas em 2023, que considerou “um bom ano para São Filipe com muitos projectos em curso, concursos em andamento e contratos a serem assinados”, o que demonstra “boas perspectivas” em termos da execução das obras prometidas.

Com relação à asfaltagem das nove ruas, Nuías Silva disse que as propostas já foram abertas e que neste momento está-se na fase de avaliação para depois anunciar a empresa vencedora.

Além da via que passa pela Cruz Vermelha, Nuías Silva apontou que as ruas da antiga central até o Hospital Regional São Francisco de Assis, Escola Central/Igreja de Jesus Cristos, Shell/Santa Filomena, Shell/Alto Aguadinha/Pé de Campo, Bar Fixe/Cruz dos Passos e Sucupira/rotunda da esquadra da Polícia Nacional serão asfaltadas no início de 2023.

A estas ruas, serão acrescentadas a de Rotunda da Esquadra Policial/Beltches e Polidesportivo Simão Mendes/cemitério de baixo/avenida marginal/rua paralela ao hospital, cujo concurso será lançado no início do próximo ano, sublinhando que para 2024 outras nove ruas serão asfaltadas.

Um dos moradores do bairro de Santa Filomena e presidente do conselho local da Cruz Vermelha, Pedro Pires, disse tratar-se de um projecto atractivo, lindo e que vai de encontro às expectativas dos moradores de Santa Filomena/Cruz Vermelha que aguardam há vários anos pela requalificação da praça que vai dignificar este bairro da cidade.

Questionado se com a requalificação da praça e ordenamento da rede viária, o edifício sede do conselho local da Cruz Vermelha será objecto de intervenção, Pedro Pires disse que neste momento a prioridade é a intervenção no jardim da Cruz Vermelha no bairro III Congresso, que é um projecto social, sublinhando que não é fácil fazer intervenção em duas infra-estruturas em simultâneo.

“Recebemos com muito agrado o projecto da requalificação da praça que tem nome da Cruz Vermelha e a instituição sairá dignificada”, concluiu Pedro Pires.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project