“Encontramos duas vilas no município de São Filipe que tinham sido institucionalizadas em 2015, mas que de vila não tinham nada e trabalhamos para dotá-las de serviços e de outras infra-estruturas para serem verdadeiramente vilas”, declarou o edil de São Filipe no acto da inauguração da Casa do Munícipe/Delegação municipal de Ponta Verde
A mesma fonte sublinhou que além da descentralização dos serviços, a construção de uma praça e um parque infantil é o novo desafio para Ponta Verde, mas também para Patim.
A edificação da praça e parque infantil em Ponta Verde irá ocorrer em parceria com a associação local, que vai disponibilizar espaços, referiu Nuías Silva, indicando que a vontade da câmara é comprar um terreno para construir uma praça maior, mas que “está difícil conseguir terreno”, quer através da compra, quer de cedência.
Com relação à Casa do Munícipe, a mesma fonte assinalou que a mesma vai disponibilizar todos os serviços da Câmara Municipal de São Filipe, permitindo aos munícipes de zona norte “poupar tempo e recursos” e ter acesso “muito mais rápido” aos serviços, mas que o delegado fará deslocações para comunidades para levantamento das suas preocupações.
Além dos serviços camarário, a Casa do Munícipe vai também disponibilizar todos os serviços de Casa do Cidadão, desde emissão de registo criminal e certidões, passando pela criação de empresa, serviços de pagamento das facturas de energia e água, numa primeira fase.
Fica em aberto a possibilidade, numa segunda fase, perspectivou, de instruir processos comerciais e serviços de microcréditos para beneficiar as pessoas que precisam de apoios para arrancar os negócios.
Nuías Silva avançou que dentro de dois meses a Casa do Munícipe terá todos os serviços dos Correios, assim como a máquina ATM, em parceria com a Caixa Económica, acrescentando que este equipamento foi encomendado, mas que devido a problemas de transportes chega nos meados de Maio.
Disse ter a confirmação do vice-primeiro-ministro e do presidente da Caixa Económica de que no final de Maio estará a funcionar.
Além de prestar os serviços, sublinhou que a Casa do Munícipe “vai empoderar as comunidades” da zona norte.
Depois de Ponta Verde, o autarca de São Filipe e no quadro da programação das festas da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe, inaugurou a placa desportiva e o centro multiuso de Curral Grande, igualmente na zona norte do município.
Nesta localidade, referiu que quando assumiu a câmara de São Filipe tinha uma “grande expectativa” porque em plena campanha eleitoral a placa foi demolida para a sua requalificação, pensando que o projecto ia ter continuidade e que a sua equipa iria ter outras preocupações com Curral Grande que não fosse a placa desportiva.
Porém, esclareceu, depois de um ano “a correr atrás do empreiteiro” ficou a saber que, com a intervenção, a placa estava pior do que antes e que face às reivindicações justas dos jovens a câmara elaborou um projecto para requalificação da placa, incluindo a sua iluminação e pinturas de forma a ser uma placa não só para futsal, mas para a prática de outras modalidades como andebol, voleibol e basquetebol.
“Estamos a trabalhar na mobilização de redes para voleibol e tabelas para basquetebol para que os jovens tenham oportunidades de praticar outras modalidades”, disse Nuías Silva, lembrando que, foi recuperado todo o espaço de balneário.
O desafio maior, continuou, não está na construção de infra-estruturas desportivas, mas na sua conservação e gestão e, por isso, a câmara vai celebrar protocolos com associações ou outras entidades para cuidar e gerir, lembrando que “não há ninguém melhor que a comunidade” para gerir e cuidar das infra-estruturas colectivas.
Para Curral Grande, a ideia é melhorar o espaço para futuramente transformá-lo numa Casa do Munícipe para que a comunidade de Norte Alta tenha acesso aos serviços da câmara, Electra, Águabrava e outros, além do desencravamento de localidade como Monte Machado, electrificação das zonas não cobertas.
A Semana com Inforpress