ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe: Processo da extensão universitária está bem avançado – Delegado da Educação 28 Abril 2022

O delegado da Educação no concelho de São Filipe, Emanuel Barbosa, garantiu, em entrevista ao ASemanaonline que o processo de instalação da extensão universitária para a região Fogo e Brava está bem avançado e que no próximo ano letivo o Ministério da Educação (ME) estará em condições de iniciar os primeiros cursos nesse polo universitário.

São Filipe: Processo da extensão universitária está bem avançado – Delegado da Educação

“O processo da extensão universitária está bem avançado, inclusive já recebemos algumas visitas do pessoal da Universidade de Cabo Verde (UNICV), da secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, e também do Primeiro-ministro. Esses encontros tiveram como agenda principal a criação de um polo universitário na região de Fogo e Brava”, assegurou o entrevistado deste jornal.

Segundo aquele responsável, o Ministério da Educação já escolheu o espaço onde vai se instalada a área administrativa da universidade, é a ex-delegação do Ministério da Educação. Garantiu também que o ME já dispõe de um estabelecimento para acolher os primeiros cursos a serem lecionados, todos ligados a geociência numa primeira fase.

Relativamente à taxa de aproveitamento dos alunos no concelho, o delegado do ME garante que tem estado a melhorar ano após ano. Elucidou que em 2021 essa taxa foi acima dos 80%, tanto no ensino básico como no ensino secundário, garantindo um resultado positivo.

No tocante ao abandono escolar, Emanuel Barbosa assegura que não tem havido muitas desistências. Revela que tudo isso se deve ao trabalho de sensibilização realizado pelo ME junto dos alunos sobre a importância da escola na vida deles.

“Este ano o abandono escolar diminuiu muito derivado a alguns projetos educativos, palestras, criação de condições nas escolas e trabalho da parte motivacional, hoje temos menos abandono escolar do que nos anos anteriores e o resultado é extremamente positivo”, assegurou.

O entrevistado deste jornal indica como o principal parceiro da delegação é a Câmara Municipal de São Filipe, que a apoia nomeadamente com os transportes escolares. Mas anuncia também que o ME tem outros parceiros, como o ICCA, uma universidade sediada nos EUA que apoia a delegação através do ensino da língua inglesa e da doação de materiais de carácter pedagógico, além de alguns parceiros internacionais, que têm ajudado na formação dos professores.

O concelho de São Filipe tem actualmente 4.796 alunos, 3.580 dos quais estão no ensino básico obrigatório e 1.216 no ensino secundário, distribuídos pelos quatro agrupamentos que incluem 225 turmas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project