CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe acolhe encontro internacional sobre “Cuidados Paliativos em Cabo Verde” 18 Setembro 2019

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Hospital Regional São Francisco de Assis (HRSFA), a Associação Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE) e a Fundação Italiana (FARO), promovem um encontro internacional, sobre os “Cuidados Paliativos em Cabo Verde”, sob o lema “Dignidade Humana até o Fim da Vida”. Feio em parceria com o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), o evento acontece de 03 a 05 de Outubro, no Auditório Padre Pio Gottin, em São Filipe, ilha do Fogo, cujo ato de abertura será presidido pelo Chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca.

São Filipe acolhe encontro internacional sobre “Cuidados Paliativos em Cabo Verde”

Ao longo deste encontro internacional sobre “Cuidados Paliativos em Cabo Verde” acontecem seis sessões, em que os participantes e profissionais da saúde debruçam sobre vários temas, nomeadamente “A cultura dos cuidados em Cabo Verde”, “A cultura dos cuidados Paliativos”, “A cultura da humanização dos cuidados”, “A cultura da multidimensionalidade dos cuidados”, entre outros.

De acordo com dados da OMS, a cultura dos Cuidados Paliativos no continente africano está ainda muito pouco disseminada. Apenas alguns países (Uganda, África do Sul, Quénia) dispõem de centros para esses cuidados e os serviços de assistência domiciliária também são raros.

“Os Cuidados Paliativos são os recursos dos doentes e seus entes queridos quando se lhes afirmam que "não há mais nada a fazer". Na realidade, nesta fase, há muito a "fazer" porque muitas são as necessidades do paciente e da sua família”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project