ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Filipe em números: População e principais indicadores 28 Abril 2022

Com 27.826 mil habitantes, o município de São Filipe, na ilha do Fogo, celebra no próximo domingo, 1 de maio, mais um aniversário e o centenário da cidade dos sobrados. Para assinalar a data, este diário digital de notícias apresenta, com base nos estudos do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), alguns dados sobre o concelho, com destaque para os indicadores económicos e sociais mais relevantes.

São Filipe em números: População e principais indicadores

Conforme os dados do INE de 2018, São Filipe conta com uma população de 27.826 pessoas e uma idade média de 30 anos. Regista-se uma predominância do sexo feminino, com 51,4% do total de habitantes.

O concelho possui 5.178 agregados familiares e uma taxa da população alfabetizada de 84,8% com 92,2% do sexo masculino e 78,5% do sexo feminino. Na camada juvenil, a taxa de alfabetização ronda os 97,6%.

A fazer fé ainda nos dados do INE, 77,9% dos residentes têm acesso à eletricidade, 70,1% dispõe de água através da rede pública, 81,8% tem acesso a casa de banho e 55% dos munícipes usam contentores para evacuação de lixo.

São Filipe é a terceira cidade mais antiga do arquipélago de Cabo Verde e divide atualmente com a Cidade da Igreja nos Mosteiros a posição de quinta maior urbe do país. A cidade encontra-se a sudoeste da ilha do Fogo, virada para o mar e com vista para a vizinha ilha Brava. Ela é conhecida pela sua praia de areia negra (Praia de Fonte Bila), as ruas empedradas, os abundantes jardins com árvores e flores e a arquitetura colonial portuguesa, que lhe conferem um charme muito especial.

A norte da cidade encontra-se o Porto de Vale dos Cavaleiros, e a sudeste o Aeródromo de São Filipe, o principal aeroporto da ilha, neste momento em fase de expansão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project