CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São João Baptista/Porto Novo: Pároco pediu “esforços” das autoridades locais e nacionais para construção do santuário de São João 24 Junho 2022

O pároco de São João Baptista, no Porto Novo, pediu hoje os esforços das autoridades locais e nacionais para ajudarem na requalificação da ribeira da antiga igreja e a sua transformação no santuário de São João.

São João Baptista/Porto Novo: Pároco pediu “esforços” das autoridades locais e nacionais para construção do santuário de São João

O frei José Pires, que falava hoje no final da celebração eucarística no quadro das festividades do santo padroeiro, que aconteceu precisamente na ribeira da antiga igreja, disse ser intenção da Igreja Católica transformar a antiga capela no santuário de São João.

Na ribeira da antiga igreja, que é considerada “a raiz do Porto Novo”, foi construída, há mais um século, a primeira capela deste município.

“Além das autoridades locais e nacionais, contamos ainda com os emigrantes para transformar a ribeira da antiga igreja num lugar bonito, que será o santuário de São João”, avançou José Pires.

A Igreja Católica tem também em carteira a construção da nova igreja matriz, que será erguida no sítio onde fica a actual igreja paroquial, numa área de quase 3.400 metros quadrados e terá a capacidade para receber 700 pessoas sentadas.

A ideia de construir o santuário de São João Baptista na ribeira da antiga igreja foi lançada, há alguns anos, pelo padre Ademário Delgado, natural do Porto Novo.

Nesta ribeira, reza a lenda, terá “vivido” a imagem de São João à guarda da anciã Mãe Maia (Mê Maia), figura lendária do século 19, que foi a “guardiã” do santo padroeiro.

Na ribeira da antiga igreja foi construída, em 1905, a primeira capela de São João Baptista para abrigar a imagem do santo, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde no século 17 (1616).

As festas de São João terão começado a ser celebradas no Porto Novo no século 19 (1898), com a criação da paróquia local, com sede nessa altura na Ribeira das Patas. A Semana com Inforpres

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project