Avançou à Inforpress, que o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, fez este anúncio hoje, em Achada Falcão, Santa Catarina, à margem de um encontro que manteve esta manhã com todos os responsáveis das estruturas de saúde da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), com o propósito de fazer o balanço do ano findo e perspetivar o novo ano de 2021.
Nesse sentido, segundo a mesma fonte, com esta elevação aquele município do interior de Santiago vai ganhar mais um médico/delegado de Saúde.
Na ocasião, o ministro Arlindo do Rosário adiantou que, ainda a nível de melhoria de estruturas de Saúde, vai ser inaugurado no próximo dia 19, o Centro de Diálise de São Vicente.
Prevê-se ainda no decurso deste ano a inauguração do novo Centro de Saúde de Assomada, Santa Catarina (futura sede da Delegacia de Saúde de Assomada) e a do Posto de Saúde de Cancelo, em Santa Cruz.
Com a elevação do Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos à categoria de Delegacia de Saúde, a RSSN passa a ter a partir do dia 21 de Janeiro cinco delegacias de Saúde, um hospital regional e um centro de Saúde – São Salvador do Mundo -, que depende da delegacia de Saúde de Santa Catarina.
A nova estrutura de saúde, a ser erigida na localidade de Serrado, conforme a autarquia laurentina, vai congregar cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de um edifício que vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento e salas de triagem.
As obras da construção do novo Centro de Saúde local são financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo num investimento de mais de 80 mil contos.