O dono da empresa aguardente de frutas Cabo Verde fez este apelo em declarações à imprensa, no acto de entrega de 250 kits escolares a 250 alunos do pré-escolar ao 4º ano do Ensino Básico Obrigatório, nas escolas do município de São Lourenço dos Órgãos, onde apelou à solidariedade de todos face à situação difícil pelo que passa o mundo.
Este empresário realçou que o desemprego, e o custo de vida cada vez mais elevado “muitas vezes dificulta os pais e encarregados de educação em conseguir todos os materiais escolares necessários para os filhos”.
Daí, explicou que a sua intenção é ver todas as crianças empoderadas, e no mesmo patamar, tendo em conta que “o lugar das crianças é na escola”, justificando assim a sua iniciativa que surgiu há vários anos.
Hoje, Antonino Marques fez a entrega em Montanha, Boca Larga São Jorge, Mercado, Várzea, Pico d´Ántónia, e em cada kit contém caderno, lápis, apara-lápis, bata, entre outros, de forma a que todas as crianças estejam em pé de igualdade no recinto escolar no quesito dos materiais escolares.
Além destes materiais entregues nas escolas, informou que há outros materiais para os alunos do 5º e 6º ano, mas que estes serão entregues mediante o contacto dos pais ou professores que identificam as necessidades dos alunos e o apoio vai ao encontro com a real necessidade.
E tendo em conta as dificuldades enfrentadas na sociedade para manter os filhos na escola, o empresário apela há mais iniciativas do tipo com o intuito de manter os alunos motivados e em pé de igualdade, explicando que o apoio não precisa ser somente através da entrega e oferta de materiais, mas também o apoio moral e o incentivo.
Neste quesito, Antonino Marques defendeu que o incentivo moral deve partir primeiramente dos pais e encarregados da educação, não deixando de lado o papel que outras iniciativas e pessoas podem ter neste processo.
Acredita que estes “kits” vão trazer “mais-valia” para as crianças, principalmente àquelas que não têm condições materiais, afirmando que o que mais o motiva para dar estes apoios é a “carência de materiais” para ir à escola que outrora ele mesmo sentia e que “por isso estudou muito pouco”.
Antonino Marques adiantou ainda que, no âmbito da colaboração com a delegação do Ministério da Educação em São Lourenço dos Órgãos vão realizar, neste ano lectivo 2023/24, visitas de estudos, Festa de Cinzas, entre outras actividades que vão decorrer no município.
Da parte dos pais e encarregados de educação, Lino Carvalho, que se encontrava no local e presenciou a entrega dos materiais aos alunos, enalteceu o gesto e agradeceu como pai e chefe de família por esta oportunidade.
Pois, reconheceu que a situação está cada dia mais complicada e nem sempre os pais têm tido oportunidade de comprar todos os materiais aos filhos, e com essa entrega, acredita que isso permitirá a criação de uma certa igualdade, o que com certeza vai motivar estas crianças.
Da mesma forma, pede um maior incentivo por parte dos pais, mas também um engajamento por parte de toda a sociedade no processo educativo.
A Semana com Inforpress