CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Miguel: Celebração eucarística marca o Dia do Município e do santo padroeiro 30 Setembro 2018

Uma eucaristia, presidida pelo vice-pároco da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus de Vila Nova, Praia, Odair Gonçalves, marcou, este sábado,29, o Dia do Município de São Miguel (ilha de Santiago) e do seu santo padroeiro São Miguel Arcanjo.

São Miguel: Celebração eucarística marca o Dia do Município e do santo padroeiro

O Dia do Município e santo padroeiro, que teve o seu pico com esta missa que, foi, igualmente, co-presidida por vários sacerdotes da Diocese de Santiago, mais uma vez reuniu um número significativo de fiéis de todos os concelhos da ilha de Santiago e com presença de emigrantes.

O edil micaelense, Herménio Fernandes, que participava na eucaristia acompanhado do secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, em representação do Governo, fez um “balanço positivo” da comemoração do 21º aniversário do município de São Miguel, que foi celebrado com muitas actividades, eventos e inaugurações.

Segundo o autarca, este município do interior de Santiago que marcou nestes dias a agenda cultural do país está também a firmar-se todos os dias na senda nacional.

“São Miguel celebra o seu 21º aniversário com o sinal claro de um município em franco crescimento, um município com uma boa dinâmica tanto a nível económico como a nível social”, sublinhou Herménio Fernandes.

Por sua vez, o padre Odair Gonçalves, que centrou a sua homília em São Miguel Arcanjo, instou os fiéis a exemplo daquele santo para converterem para que possam atingir a salvação.

“São Miguel para nós cristãos – é aquele que nos defendeu contra Satanás para que possamos preparar bem a nossa vida para atingirmos o Reino do Céu”, lembrou o sacerdote.

Já os devotos do santo pediram-lhe saúde, paz e chuva, deixando o compromisso de voltar para pagar e renovar as promessas.

Indicadores do Concelho

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2017, o concelho de São Miguel que celebra hoje 21 anos de elevação ao município tem actualmente uma população residente de 14.298, sendo 45,8% do sexo masculino e 54,2 % do sexo feminino, representando 4,7% (por cento) a nível da ilha de Santiago e 2,7 % a nível de Cabo Verde.

No campo da educação, os dados apontam que 81,3 % (por cento) da população com 15 ou mais anos é alfabetizada, com maior incidência na faixa etária entre 15-24 anos em que a taxa sobe para 98,5%.

Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 42,1 por cento (%) da população activa de São Miguel encontra-se ocupada, sendo 48,3% homens e 37,0% mulheres. A taxa do desemprego em 9,9 %, sendo 11,4% nos homens e 8,2 nas mulheres, sendo que o desemprego afecta 14,5% dos jovens (15-24).

Nas condições de vida, 82,7% dos 3.790 agregados familiares têm acesso à electricidade, 59,0% têm acesso à casa de banho e água canalizada (rede pública), 47,6% usa contentores para evacuação do lixo, 30,0% usam gás para cozinhar e 68,1% usam lenha para cozinhar.

No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 11,7% das habitações, 60,9% têm televisão, 10,2% têm televisão por assinatura, 17,3% têm computador e 15,4% tablet e 40,4% usam internet. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project